Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Concurso vai eleger a Miss Bariátrica 2018 no próximo dia 31 de agosto

Na noite do próximo dia 31 de agosto, a Miss Bariátrica 2018 será escolhida durante evento promovido pelo Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO). A sexta edição do concurso será realizada, às 20 horas, na Casa Salvatore, com a participação de 16 finalistas, que vão disputar os três primeiros lugares. O desfile das candidatas será realizado em duas etapas. Na primeira, o traje é livre e cada mulher poderá representar ela mesma no mundo, sua vida profissional, sua autoimagem. Na segunda, elas vão desfilar em traje de gala. O evento tem caráter beneficente e os ingressos podem ser trocados por três quilos de alimentos não perecíveis até o dia 30 de agosto na sede do NTCO (Rua Agnelo de Brito, 187). Todos os alimentos arrecadados serão doados para instituições filantrópicas.

Com o tema “O seu sonho virou arte”, o Miss Bariátrica também vai dar origem a uma exposição fotográfica que deve acontecer em data a ser divulgada ainda em 2018. O concurso tem como proposta promover um estilo de vida saudável, desmitificar tabus sobre a cirurgia bariátrica e valorizar mulheres que descobriram uma nova vida após terem sido submetidas a uma cirurgia bariátrica para tratamento da obesidade mórbida e de doenças associadas ao excesso de peso. O júri vai escolher a mais bela candidata.

“Todas as candidatas já podem ser consideradas vencedoras, pois superar a obesidade exige muita disciplina, determinação e força de vontade. Apenas a cirurgia não faz milagres se o paciente não mudar seus hábitos”, afirma o cirurgião bariátrico Erivaldo Alves, diretor do NTCO e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). “Além da saúde física e emocional, essas mulheres resgataram sua autoestima, confiança e qualidade de vida”, explica o médico.

Quase 20% da população de Salvador está obesa

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017, do Ministério da Saúde, quase 1 em cada 5 brasileiros está obeso, ou seja 18,9%, e mais da metade da população das capitais brasileiras (54,0%) está com excesso de peso. O levantamento revela ainda que 19,05% dos habitantes de Salvador (BA) estão obesos e que 53% possuem excesso de peso (sobrepeso).

Entre as doenças e complicações associadas à obesidade, estão hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, artropatias (doenças das articulações), diabetes mellitus tipo 2, problemas de circulação, refluxo gastroesofágico, apneia so sono (parada respiratória involuntária durante o sono), colesterol alto, esteatose hepática (gordura no fígado), vários tipos de câncer, disfunções respiratórias, distúrbios hormonais, depressão e outros transtornos psicológicos.

Considerada uma doença crônica, multifatorial, progressiva e que pode causar a morte precoce, a obesidade resulta de um desequilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a quantidade gasta, causando acúmulo de gordura. A doença é reconhecida, hoje, como importante problema de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, trata-se de uma epidemia global, decorrente de hábitos alimentares, sedentarismo e fatores genéticos. Uma pessoa com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 é considerada obesa. O IMC é calculado dividindo-se o peso da pessoa em quilos por sua altura ao quadrado.

Ter uma alimentação saudável, combater o sedentarismo e praticar atividade física regular são fatores fundamentais para prevenção do sobrepeso e da obesidade, assim como das inúmeras doenças associadas ao excesso de peso.

A cirurgia bariátrica

O número de cirurgias bariátricas realizadas no Brasil de 2012 a 2017 aumentou 46,7%. O país é o segundo no ranking de cirurgia bariátrica, atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), no ano de 2017, foram realizados 105.642 cirurgias bariátricas no Brasil, o que representa 5,6% a mais do que no ano anterior (2016), quando o número de cirurgias realizadas no setor privado alcançou 100 mil pessoas.

O tratamento cirúrgico é recomendado em casos específicos, quando o grau de obesidade ou de doenças associadas com risco de morbidade torna a cirurgia uma alternativa mais eficaz e resoluta. Além de tratar a obesidade, a cirurgia também apresenta um alto índice de resolução de doenças associadas ao excesso de peso, como diabetes, hipertensão, apneia do sono e esteatose hepática.

Apesar de ser bastante segura, a cirurgia bariátrica apresenta riscos como qualquer procedimento cirúrgico e deve ser realizada em centros especializados. “O paciente precisa ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar antes e depois do procedimento”, explica o cirurgião Erivaldo Alves. Cada caso precisa ser avaliado cuidadosamente. A análise do paciente envolve vários exames clínicos e laboratoriais. É importante que o paciente esteja bem informado sobre o procedimento, o pré e o pós-operatório e os hábitos que terá que adotar após a cirurgia. A indicação cirúrgica pode ser feita dos 18 aos 65 anos.

 

Concurso vai eleger a Miss Bariátrica 2018 no próximo dia 31 de agosto
Camila Alves Quintela, a vencedora do concurso ‘Miss Bariátrica’ 2017

Odontomóvel inicia novos atendimentos em oito novos municípios do interior baiano

O Odontomóvel, serviço odontológico oferecido pelo Governo do Estado, através do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, está atendendo oito novos municípios do interior...

Policial do BOPE baleado durante operação contra CV no Subúrbio

Um policial do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar foi baleado durante uma ação contra traficantes do Comando Vermelho (CV), na noite...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Odontomóvel inicia novos atendimentos em oito novos municípios do interior baiano

O Odontomóvel, serviço odontológico oferecido pelo Governo do Estado, através do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, está atendendo...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Odontomóvel inicia novos atendimentos em oito novos municípios do interior baiano

O Odontomóvel, serviço odontológico oferecido pelo Governo do Estado, através do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, está atendendo...

Policial do BOPE baleado durante operação contra CV no Subúrbio

Um policial do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar foi baleado durante uma ação contra traficantes do...

Eleição para Conselho de Política Cultural será iniciada nesta quarta (17)

A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), ajustou o cronograma do processo eleitoral para...

Bahia posta no Instagram lista de relacionados sem Kanu e torcida chega a comemorar

O social media do Bahia postou nas redes sociais a lista com os jogadores relacionados para o confronto contra...