Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Polícia baiana desarticula quadrilha internacional especializada em furtos a joalherias

O Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) da Polícia Civil desarticulou uma quadrilha internacional especializada em furtos a joalherias. Claudia Patrícia Barona Pajar e os irmãos Paco Gustavo Ortiz Aguierre e Jefferson Geovanny Ortiz Gonzalez, apontados como autores do crime contra um estabelecimento, no Shopping Barra, ocorrido no dia 7 de agosto, foram capturados em São Paulo por delegados e investigadores baianos. Eles foram apresentados, na manhã desta sexta-feira (17).

joalheria 2

joalheria 1

Após o furto, equipes do DCCP iniciaram as ações de inteligência. Com a divulgação das imagens, o funcionário de um hotel, no bairro de Itapuã, entrou em contato com a polícia e informou que cinco pessoas com as mesmas características ficaram hospedadas, naquele estabelecimento.

Quando os policiais civis entraram no apartamento encontraram, no lixo, comprovantes de pagamentos em débito e crédito e ouviram do funcionário que os hóspedes não falavam português. Diante disso, uma das equipes foi até o Aeroporto Internacional de Salvador e conseguiu imagens do embarque do quinteto para São Paulo.

prisao SP

prisao SP 2

“O grupo ficou dez dias em Salvador escolhendo qual seria a joalheria mais vulnerável. Eles ficaram dentro do shopping, após o fechamento, e arrombaram a joalheria. Em seis minutos eles praticaram o crime e saíram misturados a outros funcionários”, contou o diretor do DCCP, Élvio Brandão.

Atuação internacional

O também delegado do DCCP Adaílton Adan acrescentou que o grupo tinha passagens na Colômbia e em São Paulo por outros furtos e se preparava para atacar joalherias em outros estados. “O Paco tinha mandado em aberto, no seu país de origem, e condenação de 27 anos pelas mesma prática criminosa. Estamos diante de um grupo com atuações em diversos países”, completou.

O policial civil informou ainda que o marido de Cláudia cumpre pena, na Tailândia, também por arrombamentos. “Foi um grande trabalho conjunto, com apoios imprescindíveis das polícias Civil de São Paulo, Federal e da Superintendência de Inteligência da SSP”, destacou.

Nos bairros da Sé, Jardim das Acácias e Liberade, onde os colombianos moravam, na capital paulista, as equipes do DCCP recuperaram parte das jóias furtadas, os equipamentos usados no arrombamento, as roupas utilizadas e boletos com valores adquiridos com as vendas dos materiais.

Os também colombianos Yady Paola Ibanez Moreno e Jhon Andres Gonzalez, integrantes da mesma quadrilha, estão foragidos e seguem sendo procurados. Os delegados Delmar Araújo e Glória Isabel, também responsáveis pela investigação, participaram da coletiva.

‘MEU ÚLTIMO ANO’: Marta confirma aposentadoria da Seleção Brasileira

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta afirmou que este é seu último ano com a camisa da Seleção Brasileira. A declaração...

PF faz ação contra divulgação de imagens de abuso sexual infantil

A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quinta-feira (25), uma operação para reprimir a distribuição de imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes na...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

‘MEU ÚLTIMO ANO’: Marta confirma aposentadoria da Seleção Brasileira

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta afirmou que este é seu último ano com a camisa...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

‘MEU ÚLTIMO ANO’: Marta confirma aposentadoria da Seleção Brasileira

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta afirmou que este é seu último ano com a camisa...

PF faz ação contra divulgação de imagens de abuso sexual infantil

A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quinta-feira (25), uma operação para reprimir a distribuição de imagens de abuso sexual...

CAMINHO LIVRE: Bruno Reis inaugura maior obra da história de Salvador: “essa é a minha forma de trabalhar, construindo pontes”

O prefeito Bruno Reis inaugurou hoje a maior obra da história de Salvador. Trata-se ro trecho 2 do BRT,...

FEMINICÍDIO EM ÁGUAS CLARAS: Mulher morta com golpes de arma branca e marido é suspeito

Uma mulher foi morta com golpes de arma branca na manhã desta quinta-feira (25/04), no bairro de Águas Claras,...