Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Entenda os motivos da queda precoce de cabelo

Há pessoas que, mesmo jovens, começam a sofrer com a queda de cabelo. Fatores genéticos, alterações hormo­nais, estresse, alimentação inadequada e até mesmo excesso de química são al­guns dos exemplos que levam a uma alteração do ciclo normal dos fios.

A cantora e atriz americana Ariana Grande foi uma que relatou ter enfrentado calvície precoce. Após uma série de tratamentos químicos, que fez para gravar um seriado, ela começou a notar a perda de cabelo.

E não são ape­nas chapinha, babyliss e tintura que afetam a saúde capilar. Mesmo os xampus podem ter essa consequência. Foi o que aconteceu com a estudante Flavia Campos, que começou a perce­ber falhas no cabelo há cerca de um ano, quando tinha apenas 17 anos.

“Fui à dermatologista e ela falou que a cau­sa da queda foi o xampu que usei. Parei de passá-lo e tomei vitaminas, mas não tive muita paciência e precisei rapar a cabeça para o cabelo crescer do zero.”

A dermatologista Leticia Biselli ex­plica. “Existem pessoas que têm alergia a algum componente do xampu. Mas a química, em geral, pode causar derma­tite de contato [quando uma substância irrita a pele ou desencadeia reação alérgica], resultando na perda dos fios.”

Segundo Valcinir Bedin, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, problemas nutricionais, hormonais e genéticos são as principais causas da queda. “Dietas muito restritivas enfraquecem os fios.” Leticia ainda lembra que, nas mulheres, a causa pode estar ligada à menstruação em excesso.

Débora Abellan, representante do laboratório de dermatologia FQM Melora, enumera outros motivos: “Es­tresse, consumo de antidepressivos e alimentação industrializada e irregular também podem causar queda de cabe­los precocemente em mulheres”.

Os homens sofrem ainda mais com o problema. Segundo Bedin, eles são a maioria. Com base em pesquisas inter­nacionais, como a feita pela Universi­dade de Edimburgo, ele afirma: “A esta­tística diz que 50% dos homens têm al­gum grau de calvície, sendo que 15% antes dos 18 anos. Nas mulheres, o ín­dice gira em torno de 5%, e uma das principais causas é a própria genética”.

No caso do estudante Sérgio Jomori, a queda começou repentinamente, e o motivo era estresse. “Fui a dois dermatologistas e ambos diagnosticaram, na hora e de longe, que era uma doença catalisada pela ansiedade”, destaca.

PREVENÇÃO

A melhor medida preventiva, segundo Débora, é levar uma vida regrada e saudável. “A alimentação rica em nutrientes como ferro, zinco e vitaminas é fundamental”, indica. Também são recomendáveis a prática regular de atividades físicas, a alimentação de três em três horas e o sono de seis a oito horas por noite, uma vez que dormir regula os hormônios, que influenciam diretamente no ciclo capilar.

Além disso, procedimentos do dia a dia ajudam no cuidado dos fios. Dormir com o cabelo molhado, por exemplo, pode ser um problema. “O bulbo capilar úmido favorece a dermatite e a queda de cabelo”, diz ela.

O dermatologista Bedin completa: “É importante lavar os cabelos com pro­ dutos adequados e de qualidade, além de evitar produtos químicos agressivos. E, claro, toda vez que o problema apa­recer, procurar ajuda médica”.

Letícia reitera a importância da inter­venção profissional, já que há mais chances de reverter o processo se o tra­tamento for iniciado logo. “Geralmente, tratamos com remédios e vitaminas fortalecedoras ou com tônicos”. Com informações da Folhapress.

TÁ OLHANDO O QUÊ? Traficantes instalam câmeras em Jauá e polícia descobre

Quatro câmeras de videomonitoramento foram encontradas pela Polícia Militar nas ruas de Camaçari na quinta-feira (28/03). A PM acredita que elas eram de traficantes...

O tarifaço da Agerba e a desaprovação do governo de Jerônimo

“Meu Deus do céu, que carestia Pois tudo sobe, sobe, sobe hoje em dia Ai, ai, meu patrão, assim não aguento Eu quero, eu quero mais aumento” (Ai,...

TÁ OLHANDO O QUÊ? Traficantes instalam câmeras em Jauá e polícia descobre

Quatro câmeras de videomonitoramento foram encontradas pela Polícia Militar nas ruas de Camaçari na quinta-feira (28/03). A PM acredita...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

TÁ OLHANDO O QUÊ? Traficantes instalam câmeras em Jauá e polícia descobre

Quatro câmeras de videomonitoramento foram encontradas pela Polícia Militar nas ruas de Camaçari na quinta-feira (28/03). A PM acredita...

O tarifaço da Agerba e a desaprovação do governo de Jerônimo

“Meu Deus do céu, que carestia Pois tudo sobe, sobe, sobe hoje em dia Ai, ai, meu patrão, assim não aguento Eu...

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Itabuna com crack, cocaína e maconha

Um homem foi flagrado com 280 porções de drogas em Itabuna, na região sul do estado. A apreensão aconteu...

Vitória da Conquista segue no topo de casos prováveis de dengue na Bahia

Com 12.885 casos prováveis de Dengue e cinco óbitos, o município de Vitória da Conquista continua liderando o ranking...