Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Comissão da OEA alerta sobre direitos humanos no Brasil

Em relatório preliminar, divulgado hoje (12), no Rio de Janeiro, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) observa que o processo de fortalecimento institucional da área de direitos humanos no Brasil sofreu uma espécie de congelamento. Também alerta que problemas estruturais ainda persistem no país e precisam de solução.

“Apesar dos avanços, encontramos um país que não teve sucesso na abordagem de suas principais dívidas históricas com a cidadania: o problema estrutural de desigualdade e discriminações profundas, entre as quais se destacam a discriminação racial e social”, diz o texto da CIDH.

O documento reúne análises preliminares da delegação da CIDH sobre sua recente visita ao Brasil e expressa “preocupação com a situação dos direitos humanos no Brasil e seu futuro”. “A CIDH tristemente identificou uma redução da intensidade dessa dinâmica, com o congelamento do processo progressivo de fortalecimento institucional dos direitos humanos.”

Segundo o relatório, são observados “retrocessos significativos na implementação de programas, políticas públicas e na garantia de pressupostos em áreas essenciais”.

Referência
O texto lembra que há políticas adotadas no Brasil que são referência em direitos humanos, como a criação de uma secretaria específica para a área, o fortalecimento das defensorias públicas e o aumento de participação da sociedade civil na gestão pública, além de ações afirmativas como a Lei de Cotas.

Também foram elogiadas medidas mais recentes, como as audiências de custódia, a nova Lei de Imigração e a adoção da prisão domiciliar para gestantes, mães de filhos pequenos e de pessoas incapacitadas.

Urgência
O relatório menciona ainda medidas recentes de alteridade fiscal, apontando-as como um fator que “pode significar o fim de políticas sociais e a redução das expectativas de melhores condições de vida da grande maioria da população”.

A comissão destaca entre temas apontados como urgentes o respeito aos direitos dos povos indígenas, quilombolas, trabalhadores do campo e da população de rua. O relatório inclui ainda questões relativas à população carcerária, ao respeito aos direitos da população transexual e LGBT, dos defensores dos direitos humanos, dos imigrantes e a garantia da liberdade de expressão da imprensa, da academia e organizações sociais.

Desafios
Para a CIDH, os desafios concentram-se no combate à corrupção, na prioridade para o meio ambiente e na manutenção do Estatuto da Criança e do Adolescente. A comissão manifestou-se contra a redução da maioridade penal.

A comissão alertou ainda sobre a violência cometida contra líderes urbanos e rurais. A morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Pedro Andrade, em março deste ano, no Rio de Janeiro, foi lembrada como um crime que aguarda solução.

Também houve referência à violência contra camponeses em Marabá, no Pará, à forma como vivem os moradores da Cracolândia, em São Paulo, e ao desastre ambiental de Mariana, em Minas Gerais, que completou três anos neste mês.

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em flagrante por policiais das Equipes...

Homem é preso em flagrante por arrombamento no Barbalho

Policiais militares da 2ª CIPM prenderam em flagrante um criminoso responsável por arrombar e furtar um estabelecimento comercial no bairro do Barbalho, em Salvador,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em...

Homem é preso em flagrante por arrombamento no Barbalho

Policiais militares da 2ª CIPM prenderam em flagrante um criminoso responsável por arrombar e furtar um estabelecimento comercial no...

Bienal do Livro Bahia 2024: Olívia Santana será um dos destaques do Encontro com a Autora

A autora e deputada estadual Olívia Santana participará da Bienal do Livro Bahia 2024, nos dias 27 de abril,...

Carreta despenca de ponte e motorista de 23 anos morre na hora em Cândido Sales

Um homem morreu em um acidente na madrugada desta sexta-feira (26/04), em Cândido Sales Trata-se de um jovem de...