Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

MEC libera recursos para educação em tempo integral

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a transferência de recursos para estados implementarem a educação em tempo integral no ensino médio. Ao todo, serão liberados R$ 99 milhões distribuídos entre todos os estados e o Distrito Federal, com exceção do Mato Grosso.

A liberação foi feita, no âmbito do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, para complementar o pagamento da primeira parcela de recursos correspondentes ao ano de 2019 . Os estados precisaram encaminhar planos de trabalho e a indicar escolas onde o ensino em tempo integral será implementado.

O dinheiro do programa pode ser usado, entre outras coisas, para remuneração e aperfeiçoamento de professores e dos demais profissionais da educação; para aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino; aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de transporte escolar.

Tempo integral
O programa busca viabilizar uma das ações previstas no novo ensino médio, aprovado em lei em 2017, de ampliar a educação em tempo integral. Os estudantes passam a participar de atividades na escola 7h por dia e não mais 5h ou 4h, como ocorre atualmente na maioria das escolas.

A proposta é seguir iniciativas bem-sucedidas de implantação do ensino integral em alguns estados, como Pernambuco, e atender aos objetivos do Plano Nacional de Educação (PNE).

Uma das metas do PNE é oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica até 2024. Atualmente, a educação tem tempo integral chega a 40,1% das escolas públicas e atende a 15,5% das matrículas. Considerando apenas o ensino médio, a porcentagem é menor, 17,4% das escolas oferecem educação em tempo integral.

AGORA! Caminhão de coleta de lixo invade residências em São Caetano

Um caminhão de coleta de lixo invadiu duas casas no bairro de São Caetano, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (18/04). Segundo fontes do...

Contran permite o uso de vestimentas religiosas em fotos da CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma resolução que flexibiliza as regras para fotos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), permitindo o uso...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

AGORA! Caminhão de coleta de lixo invade residências em São Caetano

Um caminhão de coleta de lixo invadiu duas casas no bairro de São Caetano, em Salvador, na manhã desta...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

AGORA! Caminhão de coleta de lixo invade residências em São Caetano

Um caminhão de coleta de lixo invadiu duas casas no bairro de São Caetano, em Salvador, na manhã desta...

Contran permite o uso de vestimentas religiosas em fotos da CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma resolução que flexibiliza as regras para fotos da Carteira Nacional de...

Sistema de Reconhecimento Facial buscará foragidos na Micareta de Feira

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública será utilizado na Micareta de Feira, que começa nesta...

Servidores e gestores estaduais se reúnem em Salvador para debater melhores práticas em administração pública

Salvador recebe nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), o Consad Express e o 128º Fórum do Conselho Nacional...