Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

“Olhares Revelados”: fotógrafa apresenta registros de terreiro de Lauro de Freitas

A fotógrafa Andrea Fiamenghi participa, a partir das 12h de 8 de dezembro, da Exposição “Olhares Revelados”, apresentando 15 registros do terreiro de candomblé Ilê Opó Aganju, situado em Lauro de Freitas. A mostra, que também reúne trabalhos de outros seis fotógrafos, ocorrerá no Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Terreiro Ilê Axé Aganju 4 e1543516007274

Fiamenghi começou a documentar as cerimônias no Ilê Opô Aganju há 15 anos, a convite do babalorixá Balbino de Paula. Ela começou com os registros da Cerimônia Águas de Oxalá e das festas do calendário religioso do terreiro, com a permissão dos Orixás e do babalorixá.

Terreiro Ilê Axé Aganju 1

Ao todo, foram cerca de 15 mil fotografias das quais selecionou 15 para a exposição. “Num resumo, diria que os Orixás me aproximam da força da vida, e fotografá-los me faz estar viva e cheia de Axé”, disse Andrea Fiamenghi.

Nascida em São Paulo, mas residente na Bahia desde os quatro anos, Andrea Fiamenghi aponta Pierre Verger e Mário Cravo Neto como referências para seu trabalho. Ela iniciou suas mostras em 2004, em Salvador, voltando, em 2012, com “Salve Babá, salve Odoyá, festa de santo na Bahia”.

Terreiro Ilê Axé Aganju 3

Também em 2004 lançou o livro de fotografias “Paredes planas”, com textos de Claudius Portugal, na série Comparsas, da editora P55. Em 2016, vencedora do edital do ACBEU (Associação Cultural Bahia-Estados Unidos) realiza uma nova individual, “Armadilha das Nuvens”, em Salvador e em São Paulo, com 21 fotografias em processo digital.

Sobre seu trabalho, ressalta: “Quero que minha fotografia seja o inesperado, o subjetivo, o não óbvio, a surpresa de enxergar em outros paramentos. Desconstruir uma fotografia lógica. A possibilidade de conseguir abstrair do mundo prático e ir para um mundo sensível, sem muitas explicações, onde as coisas falem por si só”.

Na mostra “Olhares Revelados”, que conta com a curadoria de Sílvio Pinhatti, também serão expostos os trabalhos de Eidi Feldon, Gil Renó, Lucila de Avila Castilho, Paulo Behar, Pedro Sampaio e Tuca Reinés. A exposição é realizada pelo Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Fundação Jose Silveira

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...