Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Ingestão de grãos integrais melhora circulação sanguínea

Você já deve ter ouvido falar que o consumo de fibras, a ingestão de água e a prática de exercícios físicos evitam uma série de problemas. Mas o consumo de fibras no Brasil ainda é baixo, cerca de 10 a 15 gramas diariamente, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumir de 25 a 35 gramas diárias.

“Essenciais para o bom funcionamento do organismo, as fibras fornecem nutrientes e são aliadas na manutenção de uma dieta saudável, inclusive para diabéticos. Além disso, elas estão relacionadas à boa circulação de sangue de uma maneira geral”, explica a angiologista Aline Lamaita, membro do American College of Lifestyle Medicine.

A médica explica que uma boa maneira de adicionar fibras à dieta é por meio dos grãos e farinhas integrais, das frutas e das verduras. “Elas, por serem ricas em fibras, favorecem o bom funcionamento intestinal, que é vital para se ter uma boa circulação”, diz a médica.

Segundo a doutora Aline, quando estamos obstipados, aumentamos a pressão intra-abdominal, o que dificulta muito o retorno venoso, piorando inchaço, dor nas pernas e piora das varizes. “Ou seja, por conta da prisão de ventre e inchaço, a circulação nas veias das pernas pode ficar comprometida”, diz.

Além disso, a médica lembra que um bom funcionamento do intestino significa melhora da imunidade e nos protege de quadros infecciosos. “Por isso, acrescente ao cardápio frutas como mamão, legumes, verduras, grãos integrais e sementes. Se não funcionar, os pré e probióticos podem ajudar, desde que bem orientados por médicos ou nutricionistas”, afirma.

Ao ingerir mais fibras, a ingestão de líquidos também deve aumentar. Água, sucos e chás são recomendados para melhorar a circulação do sangue. “Quanto menor a ingestão de água, maior a viscosidade do sangue. Além disso, a desidratação também favorece a queda da pressão arterial, ameaçando vários órgãos. O consumo adequado de água garante que o organismo seja irrigado e bem nutrido de sangue”, enfatiza.

Mais cuidados na alimentação

De acordo com a médica, além de incluir os grãos integrais e alimentos com mais fibras, é necessário frear a ingestão de sódio, bebida alcóolica, alimentos processados e gordura hidrogenada.

Ela explica abaixo os principais problemas de cada um:

Alimentos processados: Você ama biscoitos, macarrão instantâneo, refrigerantes, refrescos em pó e salgadinhos? Fique atento: “Ricos em sal, açúcar e gorduras, eles favorecem o ganho de peso e também a inflamação, o que pode colaborar para o aparecimento de doenças circulatórias”, afirma.

Bebida alcoólica: Ao favorecer a desidratação, o álcool pode fazer o organismo reter mais líquidos e aumentar a pressão sobre veias e artérias. Quem gosta de fumar quando está bebendo aumenta ainda mais os riscos, já que a nicotina tem efeito constritor, explica a médica.

Excesso de sal: “Além de usar o saleiro, a maioria dos produtos industrializados tem o sódio adicionado para melhorar sua conservação. Então, no geral, o brasileiro consome muito mais sal do que deveria”, diz a médica. “O sal favorece a retenção de líquido, provoca inchaço e aumenta a pressão sobre os vasos sanguíneos e deixa o sangue mais denso, pesado, podendo favorecer a formação de coágulos”, explica. Também devemos tomar cuidado com doces light e refrigerantes, pois geralmente contém muito sódio. “Quando se fala em sódio, as pessoas automaticamente pensam em salgados e, em boa parte da população, o consumo excessivo está nos doces e produtos industrializados”, afirma a médica.

Gordura hidrogenada: Fast-foods, sorvetes industrializados e bolos são três exemplos de alimentos que podem contar com esse tipo de gordura, que retarda a circulação e pode agravar a inflamação dos vasos sanguíneos.

REVOLTA! Criança é espancada em escola particular de Cajazeiras e mãe aciona a polícia; entenda o caso

A Polícia Civil investiga a agressão de uma criança, ocorrida na última quinta-feira (25/04) dentro de uma escola particular no bairro de Cajazeiras em...

Funcionário é preso após esfaquear colega de trabalho dentro de hospital em Teixeira de Freitas

Um homem de 40 anos foi preso em flagrante em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, por suspeita de esfaquear uma colega...

REVOLTA! Criança é espancada em escola particular de Cajazeiras e mãe aciona a polícia; entenda o caso

A Polícia Civil investiga a agressão de uma criança, ocorrida na última quinta-feira (25/04) dentro de uma escola particular...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

REVOLTA! Criança é espancada em escola particular de Cajazeiras e mãe aciona a polícia; entenda o caso

A Polícia Civil investiga a agressão de uma criança, ocorrida na última quinta-feira (25/04) dentro de uma escola particular...

Funcionário é preso após esfaquear colega de trabalho dentro de hospital em Teixeira de Freitas

Um homem de 40 anos foi preso em flagrante em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, por...

Empresa que omitir dados sobre igualdade salarial será fiscalizada

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou, nesta terça-feira (30), que as empresas que omitem dados sobre...

Drogas e quatro armas são apreendidas pela PM em Bom Jesus da Lapa

Durante a 24ª edição da Operação Força Total, guarnições da 38ª CIPM prenderam um homem com quatro armas de...