Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Pelourinho une beleza de cenário histórico à magia dos antigos carnavais

O folião que optou nesta sexta-feira (01), pela programação do Carnaval do Pelô, no Circuito Batatinha, Centro Histórico de Salvador, pôde unir a beleza do cenário histórico de Salvador à magia contagiante dos antigos carnavais, desfrutando ainda de atrações como Microtrios, Nanotrios e performances trazidas pelas bandas de percussão e marchinhas, marcadas, sobretudo, pela criatividade, colorido e alegria ímpar do carnaval de rua. As bandas, Microtrios e Nanotrios têm o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

À bordo do seu Microtrio, Sylvia Patrícia e Tuk Tuk Sonoro fizeram a alegria no Largo do Cruzeiro de São Francisco e homenagearam os 70 anos do Afoxé Filho de Gandhi, destacando os 45 anos de Ilê Ayê, os 40 anos do Olodum e a importância da matriz africana para a música. “O carnaval do Pelourinho é uma reformulada. A nossa idéia foi trazer o carnaval para perto dos foliões. Sair da velha estrutura, da megaestrutura, que virou o carnaval da Bahia. Esse é o terceiro ano que participamos através da Secult e essa é uma iniciativa de três mulheres que traz também a proposta de reunira família”, disse.

O Microtrio Marana (Bloquinho Marana e o Faraó) também inovou com o cantor Chico Gomes e seu trio, uma representação da Tenda do Faraó. “É importante estarmos no Pelourinho, que é referência para a cultura do Brasil, e é também a oportunidade de oferecer a experiência de um carnaval de rua com tamanho reduzido. Antes, trazíamos no trio peixinhos eletrizados e agora essa tenda. A estrutura é do escultor baiano Alex Sier e essa é uma boa chance também de dar oportunidade aos artistas plásticos de mostrar o seu trabalho através das alegorias que tanto abrilhantam o carnaval”.

Nas ruas, foliões e atrações em todos os cantos da velha cidade se misturavam e formavam um bloco só. O Cortejão Cultural teve início no final da tarde, com a apresentação de várias bandas, acompanhadas de suas performances: Bandão do Farias, com o Grupo Paió de Rua, Orquestra Os Franciscanos (kutakintê) e Escola de Samba Unidos de Itapuã (Bandão). Teve também Varal de Cordel (Bandão, Koru Cia de Dança e Folia Mamulengo), além de Bandão Turma do Bassa (Bandão e Filó Brincante) e Oficina de Frevos e Dobrados (Bandão).

Para Mercedes Garrós, percussionista e fundadora do Varal de Cordel, esse terceiro ano participando do carnaval na Secult é importante para homenagear os mestres como Bule-bule, entre outros., Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga. “No total, são 30 músicos na modalidade bandão e a homenagem aos mestres que já fizeram partede toda essa história é fundamental”.

Carnaval de Rua – Mais do que um resgate e reverência aos carnavais que atravessam séculos, no Pelô, do turista ao baiano, todos se divertiam e atestavam a tranqüilidade e encanto presente em cada esquina. “Eu vim de Maceió para curtir, aqui, o carnaval de Salvador. Amanhã, estou saindo no Kizumba, bloco afro. Essa é a quinta vez que venho e quero participar muito mais”, disse, encantado, Roberto Sandes, 54, com uma linda fantasia feita por ele mesmo, vibrante e colorida, comportando um chapéu de Pierrô. “Do lixo ao luxo, reaproveitei e aqui está o resultado, para curtir no Pelô porque é muito frevo, muito axé, paz e segurança. Tudo que a gente quer, está aqui”.

Para Patrícia Fiori, 58, moradora do bairro da Graça e nascida em São Paulo, o carnaval do Pelô é mais tranqüilo. “Não tem muvuca, nem muita gente bêbada. Aqui, tem criança, tem velho. Tem o melhor carnaval”, disse.

Saúde segue com ações contra o Aedes aegypti neste fim de semana em Salvador

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue neste fim de semana com as ações de combate...

Confronto em Candeias e morte

Na tarde deste sábado, uma operação policial na Rua das Fontes, em Santa Clara, na cidade de Candeias, resultou na morte de Rair Keven...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Saúde segue com ações contra o Aedes aegypti neste fim de semana em Salvador

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue neste fim de semana...
Fundação Jose Silveira

Saúde segue com ações contra o Aedes aegypti neste fim de semana em Salvador

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue neste fim de semana...

Confronto em Candeias e morte

Na tarde deste sábado, uma operação policial na Rua das Fontes, em Santa Clara, na cidade de Candeias, resultou...

Homem é preso pela PM com carro roubado e arma de fogo no bairro de Tancredo Neves

Na manhã deste sábado (27), policiais militares do Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos de Veículos...

MAMÃE NA ÁREA: Anna Catarina anuncia gravidez durante show em Lauro de Freitas

A cantora Anna Catarina, de 21 anos, revelou que está grávida. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (2046), durante...