Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Prefeitura inicia intervenções na Avenida ACM e construção de praça no Itaigara

A Avenida ACM, no trecho que corta o bairro do Itaigara, será alvo de intervenções que vão melhorar a fluidez do tráfego de veículos e pedestres na região. A ação é fruto de parceria entre a Prefeitura e a Petros e possibilitará também a construção da Praça Sílvio Valente, localizada na rua de mesmo nome. A ordem de serviço para início imediato das obras foi dada pelo prefeito ACM Neto nesta segunda-feira (1º), na Praça Sílvio Valente, acompanhado da vice-prefeita Célia Sacramento, do presidente da Associação dos Moradores do Itaigara (AMI), Aurelino Santana, de secretários municipais, representantes da Petros, autoridades, imprensa e população. No total, os investimentos são de, aproximadamente, R$35 milhões.

As obras serão realizadas como fruto da contrapartida da Petros por conta da implantação de um prédio utilizado pela Petrobras no bairro. O processo de realização do Termo de Acordo e Compromisso foi coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) e, de acordo com o prefeito ACM Neto, a iniciativa é resultado do esforço da Prefeitura em estabelecer parcerias com a iniciativa privada para realização de melhorias na cidade, não dependendo apenas dos recursos municipais.

Na ocasião, o projeto da praça e das intervenções viárias foram apresentadas ao público pela presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, e pelo superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller. Em uma área de 7 mil m², o projeto da área de lazer e convivência foi construído pela FMLF em parceria com os moradores e leva em consideração as características geográficas e culturais do local. O equipamento contemplará arquibancada, miniciclovia, quadra, brinquedos infantis e ponto de bate-papo dos moradores, dentre outros itens. O paisagismo aproveitará as árvores existentes, que foram georreferenciadas pelo município, ou seja, não poderão ser retiradas do local.

A urbanização da praça atende a uma antiga reivindicação da comunidade, como salientou Aurelino Santana. “Hoje é um dia de alegria para todos aqui, pois são 11 anos de luta para que fosse feita essa praça. É um local que não apenas trará lazer, mas também possibilitará promoção da saúde para os frequentadores.”

Intervenções viárias – Já o projeto para realização de intervenções na Avenida ACM contaram com a consultoria de uma empresa especializada, sob a supervisão da Transalvador, com vistas a melhorar o tráfego de um dos mais movimentados trechos viários de Salvador. As obras terão impacto entre a Avenida Juracy Magalhães, em frente ao Parque da Cidade, até a Avenida Otávio Mangabeira, na orla, e já estão integradas com o projeto do BRT (Bus Rapid Transit), que está em fase de ajustes pela Prefeitura.

Dentre as ações está a construção de duas passarelas – uma em frente ao Shopping Paseo com acesso ao parque e outra em frente ao Posto Namorados – e a complementação da passarela em frente ao Pituba Parque Center. Também será construída uma via marginal entre o Parque da Cidade e o Hotel Fiesta, desafogando assim a via principal.

Um dos grandes destaques está na implantação da semaforização inteligente na via. A tecnologia, uma das mais modernas em utilização no quesito trânsito, funciona por meio de interligação dos semáforos através de rede de fibra ótica e possibilita o sincronismo perfeito dos semáforos, que se tornam autoadaptativos. O conjunto já está sendo implantado entre a Praça Lord Cochrane, no Vale do Canela, e a Ligação Iguatemi-Paralela (LIP).

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na tarde deste sábado, a brasileira...

Zâmbia abre mercado para milho não transgênico brasileiro

O governo brasileiro recebeu com satisfação a decisão do governo da Zâmbia de autorizar a importação de milho não transgênico do Brasil para consumo...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na...

Zâmbia abre mercado para milho não transgênico brasileiro

O governo brasileiro recebeu com satisfação a decisão do governo da Zâmbia de autorizar a importação de milho não...

Salvador é o primeiro município do Brasil a utilizar prontuário médico público com assinatura eletrônica

Salvador é o primeiro município do Brasil a utilizar prontuário médico público com assinatura eletrônica. A medida vai proporcionar...

Funceb inscreve profissionais de Dança e Teatro até 30 de abril

Está aberta inscrição para o edital de Chamamento Público para Credenciamento de Profissionais para a realização de atividades de...