Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Expectativa do mercado para Selic cai para 5% ao ano no fim de 2019

O mercado financeiro continua reduzindo a projeção para a taxa básica de juros, a Selic, ao final deste ano. Segundo o boletim Focus, pesquisa divulgada todas as semanas pelo Banco Central (BC), a previsão é que a taxa Selic encerre 2019 em 5% ao ano. Na semana passada, a expectativa tinha caído de 5,5% ao ano para 5,25% ao ano.

As revisões das expectativas ocorreram após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduzir a Selic em 0,5 ponto percentual para 6% ao ano, no dia 31 de julho.

Para o fim de 2020, a previsão continua em 5,5% ao ano. Também não houve alteração na expectativa para o final de 2021 e 2022: 7% ao ano.

Crescimento da economia

A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – foi ajustada de 0,82% para 0,81% neste ano.
Segundo a pesquisa, não houve alteração nas estimativas para os anos seguintes: 2,1% em 2020, 2,5% em 2021 e 2022.

Hoje, o BC informou que a atividade econômica apresentou retração pelo segundo trimestre seguido. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou queda de 0,13% no segundo trimestre, comparado com o período de janeiro a março deste ano.

Inflação

A estimativa de inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu de 3,80% para 3,76%. Não houve alteração nas estimativas para os anos seguintes: 3,90%, em 2020, 3,75%, em 2021, 3,5%, em 2022.

A meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é 4,25%, em 2019, 4% em 2020, 3,75% em 2021 e 3,5%, em 2022 com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros. Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

Quando o Comitê de Política Monetária (Copom) aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Dólar

A previsão para a cotação do dólar ao fim deste ano permanece em R$ 3,75 e, para 2020, em R$ 3,80.

ITAPUÃ: Suspeito de roubo a pizzaria é preso pela com arma e 11 celulares

Policiais militares do Batalhão de Polícia de Pronto Emprego Operacional (BPeo) prendeu um homem em flagrante, após ele ter roubado uma pizzaria situada na...

PAREM DE MANDAR PIX: Davi anuncia volta a Salvador por “questões pessoais”

O baiano Davi, que estev no Rio Grande do Sul entregando doações às famílais que perderam tudo nas enchentes, irá voltar à Salvador. No...
Fundação Jose Silveira

ITAPUÃ: Suspeito de roubo a pizzaria é preso pela com arma e 11 celulares

Policiais militares do Batalhão de Polícia de Pronto Emprego Operacional (BPeo) prendeu um homem em flagrante, após ele ter...
Fundação Jose Silveira

ITAPUÃ: Suspeito de roubo a pizzaria é preso pela com arma e 11 celulares

Policiais militares do Batalhão de Polícia de Pronto Emprego Operacional (BPeo) prendeu um homem em flagrante, após ele ter...

PAREM DE MANDAR PIX: Davi anuncia volta a Salvador por “questões pessoais”

O baiano Davi, que estev no Rio Grande do Sul entregando doações às famílais que perderam tudo nas enchentes,...

Papa Francisco se solidariza em ligação a arcebispo de Porto Alegre

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler,...

SE DEU MAL! Grupo tenta roubar banco em Cafarnaum, mas não consegue dinheiro

Criminosos tentaram roubar uma agência bancária na cidade de Cafarnaum, na sexta-feira (10/05). Porém, eles não conseguiram abrir o...