Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Feira de Santana sedia terceiro encontro de curadores de eventos literários

Como parte da programação da 12ª edição da Feira do Livro/Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS), realizada até domingo (29), em Feira de Santana, a Rede Colaborativa de Eventos Literários da Bahia promoveu uma reunião, nesta quarta-feira, no Serviço Social do Comércio (Sesc) feirense.

Este foi o terceiro encontro da rede, que é formada por organizadores, produtores e curadores de eventos literários do estado. O objetivo da rede é fortalecer as feiras e eventos literários. A atividade incluiu a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e do coordenador da Fundação Pedro Calmon (FPC), Zulu Araújo.

Durante o encontro, foram destacadas algumas iniciativas e estratégias que poderão ser adotadas para fortalecer os eventos literários na Bahia. Um dos exemplos foi o Plano Estadual do Livro e da Leitura, para mapear e calendarizar todas as feiras e festas literárias do estado.

Também foi abordada a necessidade de um diagnóstico sobre os impactos dos eventos nas cidades, além do lançamento oficial da Rede Colaborativa durante o Festival Literário Nacional (Flin), que será promovido pelo Governo do Estado, sob a coordenação da FPC, de 12 a 15 de novembro, no bairro de Cajazeiras, em Salvador.

Currículo escolar

Jerônimo Rodrigues, que é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), comentou a relevância da Feira do Livro/Festival Literário de Feira de Santana e a necessidade da articulação da rede colaborativa para fomentar ações como esta em toda a Bahia.

“Nós estamos buscando, na secretaria, que as feiras e os festivais literários estejam no calendário escolar de 2020. Na jornada pedagógica, realizada no início do ano, já temos que discutir isso com a nossa rede e é fundamental que a concepção dos eventos seja repartida. Este grupo precisa discutir ideias para que todos se fortaleçam”, afirmou a secretária.

A representante do Festival Literário de Santo Estevão (FlISE), Sueli Santos Sousa, considerou um avanço a inserção dessas atividades no calendário escolar. “Precisamos colocar as festas e feiras no calendário escolar não somente para fortalecer os eventos, mas também garantir o futuro destas atividades”, disse.

Segundo Zulu Araújo, em 2020, a Bahia terá 25 festas literárias na capital e no interior. Para ele, a rede colaborativa tem um papel fundamental. “Esta rede colaborativa precisa ser consolidada para que consigamos trabalhar de forma mais organizada nos eventos que estarão por vir”.

O encontro também teve as participações do coordenador de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado, Marcius Gomes, e do diretor do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Iuri Rubim.

Caso Binho Galinha: juiz se declara suspeito de julgar processo

O juiz responsável por julgar o caso Binho Galinha se declarou suspeito para julgar o processo por motivos de foro íntimo. A decisão ...

Polícia Civil prende dupla e apreende skank e haxixe em Brotas

Entorpecentes refinados e considerados de elite foram apreendidos em uma ação de equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), no...

Caso Binho Galinha: juiz se declara suspeito de julgar processo

O juiz responsável por julgar o caso Binho Galinha se declarou suspeito para julgar o processo por motivos de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Caso Binho Galinha: juiz se declara suspeito de julgar processo

O juiz responsável por julgar o caso Binho Galinha se declarou suspeito para julgar o processo por motivos de...

Polícia Civil prende dupla e apreende skank e haxixe em Brotas

Entorpecentes refinados e considerados de elite foram apreendidos em uma ação de equipes do Departamento Especializado de Investigação e...

IAPI: Criminoso armado invade petshop, faz a limpa e rouba carro de cliente durante fuga; assista

Câmeras de segurança de um petshop localizado na Rua Conde de Porto Alegre, bairro do Iapi, registraram um assalto...

Salvador recebe encontro nordestino para debater arborização urbana e mudanças climáticas

Cidades verdes e resilientes no enfrentamento das mudanças climáticas será um dos temas do X Encontro Nordestino de Arborização...