Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Prefeitura transformará casarão histórico no Comércio em equipamento cultural

Bem ao lado do Mercado Modelo, no Comércio, o casarão revestido de azulejos industrializados do século XIX, nas cores azul e branco, que se destacava na paisagem pela degradação sofrida ao longo do tempo, passará por processo de recuperação para, futuramente, se transformar em um verdadeiro espaço de resgate histórico e cultural da cidade, além de valorizar ainda mais o Centro Antigo. A ordem de serviço para o início das obras de restauração do Casarão dos Azulejos Azuis foi assinada nesta sexta-feira (18) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais autoridades e imprensa, em cerimônia realizada na Rua Conceição da Praia.

O prefeito salientou a importância da restauração do imóvel – um dos mais tradicionais da cidade e que há anos estava em ruínas, que poderá ser aproveitado por moradores e visitantes em futuro próximo. “Aqui vai funcionar um importante espaço cultural para a nossa cidade, dentro dessa estratégia de oferecer produtos para a cultura de Salvador, principalmente no Centro Histórico. O objetivo é de aumentar o fluxo turístico e, é claro, a partir da valorização das nossas tradições, do nosso passado, projetar um futuro de ainda mais crescimento econômico a partir do investimento pesado no turismo da nossa cidade”, afirmou ACM Neto.

Conhecido como Casarão Azulejado ou Casarão dos Azulejos Azuis, as intervenções no espaço contarão com investimento de R$ 7,8 milhões, proveniente de financiamento junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), através do Programa de Requalificação Urbana de Salvador (Proquali). As obras serão executadas em 12 meses pela Construtora Pentágono, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) é a responsável por elaborar o projeto do equipamento cultural, que terá 1.914,76 m² de área construída, distribuída em quatro pavimentos, sendo um piso térreo e mais três. Os serviços estruturais envolvem o restauro de toda a fachada do edifício e recuperação dos detalhes em massa, além de implantação de elevador e de sistema de ar condicionado. A cobertura será em telha colonial conforme padrão original da edificação e a escada existente será mantida e revestida em piso de madeira.

Além do resgate histórico, a iniciativa pretende transformar o local em um espaço destinado à cultura e aberto ao público, aumentando inclusive o potencial turístico da região. Está sendo finalizado um termo de referência junto à CAF para posterior licitação do projeto museológico, que definirá os acervos e conteúdos que serão oferecidos e expostos no casarão.

Estabilização – Para efetivar as obras do Casarão dos Azulejos Azuis, a Prefeitura promoveu uma intervenção prévia de estabilização do imóvel, em 2017, com a retirada dos escombros oriundos do desabamento da cobertura e consequentemente das estruturas em madeira abaixo dela. Foi feita parcialmente a recuperação estrutural de elementos em concreto, remoção das esquadrias e vedação dos vãos visando a estabilização das fachadas, além de colocação de cobertura metálica provisória. Estas medidas foram providenciadas como parte inicial do projeto, garantindo que o prédio se mantivesse estável, dando maior segurança para o começo das obras.

História – O Casarão dos Azulejos Azuis foi tombado em 30 de julho de 1969 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas sua história é bem mais antiga. A fachada principal exibe dezenas de janelas de arcos em forma de ogiva, como em outros edifícios neogóticos. O Guia dos Bens Tombados Brasil, do Iphan, cita que não há informações precisas sobre as origens do sobrado. Acredita-se que ele tenha sido construído entre 1851 e 1855. De lá para cá, o imóvel passou por diversas transformações, abrigando o Hotel Muller, ainda no século XIX, e até o supermercado Paes Mendonça na segunda metade do século XX.

Investimentos – Nos últimos anos, o Centro Antigo de Salvador tem sido alvo de um conjunto de iniciativas da Prefeitura, medidas essas que vieram para proporcionar a dinamização e reocupação dos espaços públicos de toda a região. As iniciativas fazem parte do programa Salvador 360, eixo Centro Histórico.

“Essa é uma verdadeira transformação que estamos fazendo nessa área da cidade. São mais de 35 iniciativas que superam a casa dos R$300 milhões. Nesta área mesmo aqui, próxima ao casarão, já desapropriamos sete imóveis, sendo que três deles abrigarão o Arquivo da Cidade de Salvador. É uma série de obras e iniciativas que deixarão um verdadeiro legado para a cidade”, afirmou Bruno Reis.

Na parte alta, já foram entregues requalificados o Terreiro de Jesus e o Quarteirão das Artes, complexo que abriga diversos espaços culturais na Ladeira da Barroquinha. Seguem em andamento as obras de revitalização da Avenida Sete de Setembro e da Praça Castro Alves, dos Arcos da Montanha, das Muralhas do Frontispício e do Elevador do Taboão, que voltará a funcionar após mais de cinco décadas desativado.

Recentemente foi entregue a nova Rua Miguel Calmon, uma das principais vias do Comércio, que ganhou novo conceito de acessibilidade e paisagismo, além da Praça da Inglaterra. O bairro terá ainda o Polo de Economia Criativa (Doca 1), sendo mais um equipamento com propósito de estimular a ocupação e a geração de empregos, como já acontece com o Hub Salvador.

Na mesma localidade será inaugurada a nova Praça Marechal Deodoro (ou Praça das Mãozinhas), cujas obras seguem a todo o vapor, recebendo ainda 80% das sedes de órgãos municipais até o final de 2020.

Além de intervenções urbanísticas, a Prefeitura investiu em equipamentos e atrações culturais para fomentar o movimento de pessoas no Centro Antigo o ano inteiro, a exemplo da Casa do Carnaval, do projeto Pelourinho Dia e Noite e do programa #vemprocentro.

Homem é autuado por tentativa de homicídio em Serrinha

Um homem foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio, na noite de domingo (28), no bairro de Cidade de Nova, em Serrinha. A...

Homem é preso com drogas em Paripe

Na tarde de segunda-feira (29), policiais militares da 19ª CIPM prenderam um homem com drogas na rua Fernando Presídio, Paripe em Salvador. Os policiais...

Homem é autuado por tentativa de homicídio em Serrinha

Um homem foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio, na noite de domingo (28), no bairro de Cidade...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Homem é autuado por tentativa de homicídio em Serrinha

Um homem foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio, na noite de domingo (28), no bairro de Cidade...

Homem é preso com drogas em Paripe

Na tarde de segunda-feira (29), policiais militares da 19ª CIPM prenderam um homem com drogas na rua Fernando Presídio,...

REVOLTA! Criança é espancada em escola particular de Cajazeiras e mãe aciona a polícia; entenda o caso

A Polícia Civil investiga a agressão de uma criança, ocorrida na última quinta-feira (25/04) dentro de uma escola particular...

Funcionário é preso após esfaquear colega de trabalho dentro de hospital em Teixeira de Freitas

Um homem de 40 anos foi preso em flagrante em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, por...