Contas de luz: bandeira tarifária continuará amarela em janeiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou hoje (27) que a bandeira tarifária para janeiro de 2020 continuará amarela, o que significa um custo extra de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

De acordo com a Aneel, “a bandeira permanece amarela em razão do baixo nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo regime de chuvas significativamente abaixo do padrão histórico”.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado no ano de 2015 e utiliza as mesmas cores dos semáforos (verde, amarela e vermelha) para indicar se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final, em função das condições de geração de eletricidade.

No caso da bandeira amarela, a indicação é de condição intermediária de geração de energia nas usinas hidrelétricas, por causa do volume de água nos reservatórios. A previsão é de que as chuvas no primeiro mês de 2020 vão elevar gradativamente o nível de água dos principais reservatórios, mas ainda em patamares abaixo da média histórica.

A situação exige o acionamento das usinas termelétricas, movidas a petróleo e mais onerosas, “com impactos diretos na formação do preço da energia (PLD) e nos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF)”, assinala a Aneel. Assim a tarifa terá acréscimo de R$ 0,01343 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido em relação aos preços quando a bandeira é verde.

Janeiro é mês de verão e apresenta aumento de temperaturas, inclusive no litoral brasileiro – mais procurado no período por causa das férias escolares. O calor da temporada pode elevar o consumo de energia com o aumento do uso de equipamentos como o ar-condicionado.

Para uso desses aparelhos, a Aneel recomenda: “não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado; manter os filtros limpos; diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado; e colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto”.

ESTAVA PILOTANDO: Jovem morre após colisão entre motocicletas em Feira de Santana

Um acidente entre duas motocicletas resultou na morte de Allan Lima de Jesus, de 25 anos, na noite desta quarta-feira (09/04), na Rua Calamar,...

Projeto aprovado na Câmara proíbe uso de animais em testes cosméticos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) o projeto de lei que proíbe o uso de animais vertebrados vivos em testes de ingredientes...
Fundação Jose Silveira

ESTAVA PILOTANDO: Jovem morre após colisão entre motocicletas em Feira de Santana

Um acidente entre duas motocicletas resultou na morte de Allan Lima de Jesus, de 25 anos, na noite desta...
Prefeitura Vitoria da Conquista

ESTAVA PILOTANDO: Jovem morre após colisão entre motocicletas em Feira de Santana

Um acidente entre duas motocicletas resultou na morte de Allan Lima de Jesus, de 25 anos, na noite desta...

Projeto aprovado na Câmara proíbe uso de animais em testes cosméticos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) o projeto de lei que proíbe o uso de animais vertebrados...

Polícia Militar resgata duas serpentes em Capelinha de São Caetano

Uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) resgatou duas jiboias, na noite de quarta-feira (9),...

Acidente com motocicleta congestiona na Avenida Paralela

Um acidente envolvendo uma motocicleta causou um grande congestionamento na Avenida Paralela, sentido Centro, nas imediações da Unijorge, na...