Mercado financeiro reduz estimativa de crescimento da economia em 2020

A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – caiu de 2,20% para 2,17% em 2020.

A informação consta do boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central (BC), que traz as projeções de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Ele é divulgado às segundas-feiras, em Brasília.

Já as previsões do mercado para o PIB dos anos seguintes, 2021, 2022 e 2023, continuam em 2,50%.

De acordo com o boletim do BC, a cotação do dólar deve fechar o ano em R$ 4,20. Para 2021, a expectativa é que a moeda americana continue no patamar alto e encerre o ano em R$ 4,15.

Inflação

As instituições financeiras consultadas pelo BC também reduziram a previsão para a inflação de 2010. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inflação oficial do país – caiu de 3,20% para 3,19%.
Para 2021, a estimativa de inflação se mantém em 3,75%. A previsão para os anos seguintes também não teve alterações: 3,50% em 2022 e 2023.

A projeção para 2020 está abaixo do centro da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 4% em 2020, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Para 2021, a meta é 3,75% e para 2022, 3,50%.

Selic

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 4,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Para o mercado financeiro, a expectativa é que a Selic se mantenha em 4,25% ao ano até o fim de 2020.

A manutenção da Selic indica que o Copom considera as alterações anteriores suficientes para atingir a meta de inflação.

Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Para 2021, a expectativa é que a taxa básica suba para 5,75% ao ano. Para 2022 e 2023, as instituições estimam que a Selic termine os períodos em 6,5% ao ano.

Polícia Militar resgata duas serpentes em Capelinha de São Caetano

Uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) resgatou duas jiboias, na noite de quarta-feira (9), em Capelinha de São Caetano. Os...

Acidente com motocicleta congestiona na Avenida Paralela

Um acidente envolvendo uma motocicleta causou um grande congestionamento na Avenida Paralela, sentido Centro, nas imediações da Unijorge, na manhã desta quinta-feira (10/07). De acordo...
Fundação Jose Silveira

Polícia Militar resgata duas serpentes em Capelinha de São Caetano

Uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) resgatou duas jiboias, na noite de quarta-feira (9),...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Polícia Militar resgata duas serpentes em Capelinha de São Caetano

Uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) resgatou duas jiboias, na noite de quarta-feira (9),...

Acidente com motocicleta congestiona na Avenida Paralela

Um acidente envolvendo uma motocicleta causou um grande congestionamento na Avenida Paralela, sentido Centro, nas imediações da Unijorge, na...

BRUMADO: Integrante do CV é condenado a 17 anos de prisão por invadir hospital para matar paciente

Vanderson de Oliveira foi condenado a 17 anos e 6 meses de prisão pelo assassinato de Filipe Batista, morto...

CIRCUITO FECHADO PARA “BOREL”: Traficante do CV que organizava ‘bondes’ é morto em Portão

Equipes da Operação Circuito Fechado localizaram na manhã desta quinta-feira (10/07), na localidade de Portão, município de Lauro de...