Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Turismo: metade das operadoras vende viagens para novembro e dezembro

Em agosto, metade das operadoras de turismo vendeu viagens para os meses de novembro e dezembro deste ano, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). As operadoras são empresas que montam pacotes e programas de viagens, que são comercializados pelas agências de turismo, e os membros da associação representam 90% dos roteiros de lazer vendidos no Brasil.

A associação avalia que o setor passa por uma retomada gradual e lenta, depois de ter sido duramente impactado desde março pela pandemia de covid-19, que exige o distanciamento social como principal medida de prevenção. Em abril, 54% das operadoras não realizaram nenhuma venda, enquanto em agosto o percentual foi de 21%.

O faturamento das empresas ainda segue bem abaixo de 2019, segundo o balanço divulgado. Para 40% das empresas, o faturamento em agosto teve uma perda de 90% em comparação com agosto do ano passado. Apesar disso, 87,5% das operadoras de turismo consideram que agosto foi melhor ou igual a julho.

A expectativa do setor é que o segundo semestre de 2020 tenha um faturamento menor que a metade do registrado no mesmo período em 2019. Essa é a previsão de 71% das operadoras, que lidam com a redução da capacidade de todos os serviços relacionados ao turismo, como voos, restaurantes, hotéis e outros serviços.

Ano que vem
A pesquisa da associação mostra, ainda, que 67% das operadoras venderam pacotes para o primeiro semestre de 2021. Entre as empresas consultadas, 29% declararam ter comercializado também para o próprio mês de agosto, 44% para setembro e 46% para outubro. Os percentuais superam o segundo semestre de 2021, que foi comercializado por 38% das empresas.

Um dos destaques do balanço é a redução do cancelamento de viagens. Em julho, 73% das operadoras tiveram vendas canceladas, enquanto em agosto o percentual caiu para 30%.

Destinos preferidos
O destino vendido com mais frequência foi o Nordeste, com embarques comercializados por 83% das operadoras. Em seguida, vieram Sudeste (80%), Europa (75%), Sul (74%), Centro-Oeste (70%), Norte (62%), América Central/Caribe (62%), América do Sul (55%), América do Norte (48%), Ásia (48%), Oceania (48%) e África (24%).

Os destinos mais procurados no Nordeste são Salvador e Porto de Galinhas, enquanto no Sudeste figuram Angra dos Reis e interior de São Paulo. No exterior, os embarques mais vendidos são para Portugal, Itália, Cancún, Punta Cana, Orlando, Miami, Maldivas, Argentina e Peru.

CT do Inter e do Grêmio ficam inundados após as chuvas no Rio Grande do Sul

Um dos portões que tentava fazer a contenção do rio Guaíba, impedindo que a água invadisse ainda mais na cidade de Porto Alegre, no...

Agressor é preso em flagrante em Ponto Novo

Equipes da Delegacia Territorial (DT) de Ponto Novo prenderam em flagrante, na quinta-feira (02), um suspeito de violência doméstica. O homem, de 74 anos,...

CT do Inter e do Grêmio ficam inundados após as chuvas no Rio Grande do Sul

Um dos portões que tentava fazer a contenção do rio Guaíba, impedindo que a água invadisse ainda mais na...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

CT do Inter e do Grêmio ficam inundados após as chuvas no Rio Grande do Sul

Um dos portões que tentava fazer a contenção do rio Guaíba, impedindo que a água invadisse ainda mais na...

Agressor é preso em flagrante em Ponto Novo

Equipes da Delegacia Territorial (DT) de Ponto Novo prenderam em flagrante, na quinta-feira (02), um suspeito de violência doméstica....

SÓ NO BRAÇO: Mulher é baleada por criminosos em Brumado

Uma mulher de 32 anos teve a sua residência invadida por suspeitos nesta quinta-feira (02/05) e foi atingida com...

Um revólver e uma moto são apreendidos em Iraquara

Investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Iraquara e da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (13ª Coorpin/Seabra) apreenderam...