Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Cientista baiana recebe Comenda Maria Quitéria

Uma sessão solene semipresencial marcou a entrega da Comenda Maria Quitéria à cientista baiana, doutora em biomedicina, Jaqueline Góes de Jesus, responsável pelo sequenciamento genético do novo coronavírus 48 horas depois dos primeiros casos de Covid-19 na América Latina. A homenagem foi proposta pela vereadora Marta Rodrigues (PT), que fez a entrega da honraria no Plenário da Câmara Municipal de Salvador, na manhã desta terça-feira (12).

“Se estamos hoje aqui, aguardando ansiosos pela vacina para retomar nosso processo no dia a dia e continuar na luta por uma sociedade melhor, temos muito a agradecer à doutora Jaqueline”, disse a vereadora em seu discurso. Doutora Jaqueline Góes de Jesus coordenou o trabalho inédito, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Oxford, fundamental para os trabalhos que resultaram nas diversas vacinas contra a Covid-19.

A descoberta foi considerada tão importante para a ciência brasileira que na Itália, por exemplo, que foi o foco de expansão da doença na Europa, esse sequenciamento ainda não havia sido obtido até o início do mês de março.

O vereador Luís Carlos Suíca (PT), auxiliou Marta na condução dos trabalhos. “É com muita honra que participo dessa homenagem à doutora Jaqueline Góes, essa mulher negra e baiana. Essa honraria é mais que uma obrigação, é o reconhecimento que a representatividade tem muita importância”, pontuou o legislador.

“Em meio à crise em que vivemos no Brasil, com tantas perdas para todos nós, com mais de 200 mil mortos no país, um índice de desemprego altíssimo e as desigualdades sociais ainda mais latentes, conceder a Comenda Maria Quitéria para doutora Jaqueline é uma honra na verdade para esta Casa”, disse Marta Rodrigues.

O pai da homenageada, Jurandir Pereira, a mãe Edna de Jesus e o irmão Jonatas Góes de Jesus compuseram a mesa. O pai discursou emocionado: “Estou muito orgulhoso por todo o legado que minha filha construiu até aqui”. A comenda foi entregue pela vereadora na companhia dos familiares e do companheiro da biomédica, Michel Oliveira.

O vereador Sabá (DC) fez questão de ir ao plenário e parabenizar a homenageada pelo importante trabalho, que garantiu avanços no processo de desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19.

A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Salvador (canal aberto 12.3 e portal www.cms.ba.gov.br) e pela Rádio Cãmara 105.3FM.

Homenageada

“Espero estar à altura dessa homenagem e poder continuar inspirando meninos e meninas a vencerem pelo estudo. Foi realmente a educação que me trouxe até aqui. Eu fui uma estudante que agarrou todas as oportunidades que apareceram. O exemplo que deixo aqui é da educação e da oportunidade”, destacou a agora comendadora Jaqueline Góes de Jesus.

A homenageada agradeceu aos seus colegas do grupo de pesquisa e à família. “Esse é o resultado de um grande trabalho feito ao longo de anos e que pôde ser divulgado em 48 horas”, pontuou.

Formada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Jaqueline é doutora em Patologia Humana e Experimental pela também pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em associação com a Fiocruz. É mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pela Fundação Oswaldo Cruz e atualmente, é pós-doutoranda no Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e professora-adjunta de Bioquímica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Doutora Jaqueline também integrou o projeto Zibra, tendo percorrido o Nordeste para sequenciar o genoma do vírus da zika. Em dezembro do ano passado, a cientista baiana foi vencedora do prêmio Capes de Tese em Medicina II, edição 2020, oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A cantora Nani Verona fez uma apresentação virtual durante a sessão. Também participaram através da Internet os representantes da Secretaria Estadual de Educação, Marcio de Pereira Gomes e Ivanilda Cardoso; Francisco Coelho, do Conselho Distrital de Saúde; e Amanda Cunha, representando o Movimento de Mulheres.

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (27/04), na Arena Fonte Nova....

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos Santos, conhecido como ‘Canela’, que...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...
Fundação Jose Silveira

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos...

Coren-BA promove qualificação sobre Cuidados de Feridas em Cachoeira

Nesta última sexta-feira (26), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promoveu uma grande qualificação na cidade de...

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na...