Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Governador participa da posse do novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros

Em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (21), o coronel Adson Marchesini tomou posse como comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). O governador Rui Costa participou da solenidade de transmissão do mais alto cargo da corporação. Marchesini substitui o coronel Francisco Telles, que esteve à frente do CBMBA por cinco anos.

“A função dos bombeiros de salvar vidas em situações de risco é uma função nobre. Nos últimos cinco anos, nós estamos estruturando uma nova instituição, já que o Corpo de Bombeiros foi desmembrado da Polícia Militar. O coronel Telles exerceu o primeiro comando e agora, no fluxo normal da carreira, fizemos essa renovação. O meu pedido ao novo comandante é que acelere as parcerias para capacitar e formar guardas municipais e voluntários em parques, como o Parque da Chapada, para que tenhamos uma pronta intervenção para salvar vidas humanas e o meio ambiente. Rapidez na intervenção faz toda diferença entre um pequeno incidente ou uma grande tragédia”, afirmou Rui.

5a6ae4bf 92b3 434d bd0b f21bd5dccb8e

Marchesini é o segundo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar a ocupar o cargo, desde que a instituição foi emancipada da Polícia Militar da Bahia. Ele está na corporação há 30 anos. “Estou muito honrado. É uma responsabilidade muito grande dar continuidade ao trabalho e fazer minha gestão pessoal. O governador já deu as diretrizes. Estamos prontos para trabalhar e para dar continuidade à valorização da tropa, aquisição de novos equipamentos, expansão e treinamento”, destacou Marchesini.

e7b27e18 d90e 4587 8a11 35fc9097a8b1

O novo comandante acrescentou que a prioridade da gestão será “a prevenção e a diminuição do tempo resposta, que considero como o tempo da vida, que é momento em que o cidadão necessita do apoio do bombeiro. É o momento em que o bombeiro chega para dar esse socorro. É para isso que nós existimos”.

Durante o evento, no Complexo de Ensino e Instrução de Bombeiro (CIEB), o governador entregou um tanque de mergulho utilizado para treinamento dos bombeiros. O equipamento envolveu um investimento de R$ 1,5 milhão. Também foram entregues quatro viaturas auto escada com plataforma aérea totalmente reformadas, a partir de recursos de mais de R$ 2,8 milhões.

A cerimônia contou com a presença dos secretários estaduais da Segurança Pública, Ricardo Mandarino; de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino; e de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, além do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho.

Repórter: Jairo Gonçalves
Fotos: Carol Garcia/GOVBA

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de...

Agência Moody’s melhora perspectiva da nota de crédito do Brasil

A agência de classificação de riscos Moody´s revisou para cima a perspectiva da nota de crédito do Brasil, nesta quarta-feira (1º). Atualmente, o nível...

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da...

Agência Moody’s melhora perspectiva da nota de crédito do Brasil

A agência de classificação de riscos Moody´s revisou para cima a perspectiva da nota de crédito do Brasil, nesta...

PRF flagra crime ambiental e resgata pássaros silvestres transportados irregularmente em ônibus de viagem

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 04 pássaros silvestres, no Km 265 da...

AstraZeneca reconhece efeito colateral de vacina da covid-19; entenda

A gigante farmacêutica AstraZeneca admitiu à Justiça, pela primeira vez, a ocorrência de um “efeito colateral raro” na vacina...