Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Escolas de Salvador voltam a cobrar mensalidade sem redução; deputados opinam

Escolas e faculdades particulares de Salvador voltaram a cobrar o valor da mensalidade sem o desconto de até 30%. Em mensagem direcionada aos pais e responsáveis na segunda-feira (25/01), o Colégio Salesiano, por exemplo, reconhece as dificuldades financeiras impostas pela pandemia da Covid-19, mas sustenta que “não poderá mais conceder os descontos lineares como no ano letivo anterior, pois o desconto firmado no TAC se restringiu apenas ao ano de 2020”. A instituição sem fins lucrativos se refere ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi celebrado com o Ministério Público e tinha validade até dezembro.

Em agosto de 2020, após discussões e polêmicas, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou um projeto do deputado estadual Alan Sanches que determina redução de até 30% nas mensalidades. No mesmo mês, as instituições de ensino recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF), que em dezembro decidiu que a medida era inconstitucional. A maioria dos ministros acredita, que por ser matéria de educação, a competência para autoria do projeto seria de um deputado federal ou de um senador da República.

Procurado pelo Informe Baiano, o deputado estadual Alan Sanches lembrou que o STF não julgou o mérito da questão.

“A matéria, ao meu ver, seria de direito do consumidor. Nós sabíamos que poderia haver esse questionamento e até o próprio Supremo teve dúvida. Agora, existe o problema. Não é justo pagar um valor por um serviço que não está sendo prestado. E com as aulas remotas o serviço não está sendo prestado em sua totalidade. A gente espera que algum senador ou deputado federal compre essa ideia”, sugeriu o parlamentar.

“Eu busco justiça e acredito que tem que haver redução das mensalidades. Vou provocar o Ministério Público para que seja assinado um novo TAC”, conclui Sanches.

Integrante da Comissão de Educação na Câmara Federal, a deputada Professora Dayane Pimentel afirmou ser “favorável à redução das mensalidades de escolas e faculdades durante a pandemia de coronavírus, mas não vejo a aprovação de uma lei federal como o melhor instrumento para esse fim”.

A parlamentar lembra que “as escolas têm realidades e públicos diversos”.

“Para uma grande escola, a obrigatoriedade de dar descontos de 20% ou 30% poderia ser compensada pelo que essas instituições deixariam de gastar com água, energia elétrica e manutenção, uma vez que as aulas não seriam presenciais. Mas, para pequenas escolas, que compõem a realidade das periferias brasileiras, descontos em percentual de 30% podem representar o fechamento das instituições, pois os orçamentos já são bem enxutos mesmo em períodos normais”, pontua Professora Dayane, que acrescenta.

“Entendo que a negociação deve ser feita de caso a caso, verificando as condições de cada estabelecimento. Determinar, por lei federal, o percentual de desconto que deve ser praticado por todas as escolas no Brasil pode causar um mal maior: o fechamento em massa de instituições particulares de ensino”, finaliza a deputada federal.

EXECUÇÃO EM VIA PÚBLICA: Homem morto a tiros em Valéria

Um homem foi assassinado com disparos de arma de fogo na Rua da Pedreira, no bairro da Valéria, em Salvador. O caso aconteceu na...

Salvador recebe 32 novos ônibus para compor frota da cidade

A população de Salvador poderá contar, a partir deste sábado (27), com novos ônibus para compor a frota de linhas da cidade. Ao todo,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

EXECUÇÃO EM VIA PÚBLICA: Homem morto a tiros em Valéria

Um homem foi assassinado com disparos de arma de fogo na Rua da Pedreira, no bairro da Valéria, em...
Fundação Jose Silveira

EXECUÇÃO EM VIA PÚBLICA: Homem morto a tiros em Valéria

Um homem foi assassinado com disparos de arma de fogo na Rua da Pedreira, no bairro da Valéria, em...

Salvador recebe 32 novos ônibus para compor frota da cidade

A população de Salvador poderá contar, a partir deste sábado (27), com novos ônibus para compor a frota de...

SUBÚRBIO DE SALVADOR: Homem executado com disparos de arma de fogo no Alto do Cabrito

Um homem, identificado como Dennis Lorenco de Castro Belchior, de 37 anos, foi morto a tiros na Rua Carlos...

Com recorde de investimento, Série D reúne campeões estaduais e times tradicionais

Com seu caráter inclusivo e cada vez mais valorizada pela CBF, a Série D do Brasileirão de 2024 tem...