STF adia decisão sobre demissão em massa sem negociação sindical

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento sobre a legalidade de demissões em massa sem prévia negociação com sindicatos. A suspensão foi causada por um pedido de destaque do ministro Dias Toffoli. Não há prazo definido para que o tema volte à pauta.

O tema era julgado em um recurso com repercussão geral pautado no plenário virtual, ambiente em que os ministros têm um prazo para votar por escrito remotamente. O julgamento seria encerrado na terça-feira (23).

+ Ford derruba liminar e consegue liberação para demitir trabalhadores na Bahia

Com o pedido de destaque, o caso deve ser remetido ao plenário físico, em que as discussões têm sido realizadas ao vivo por videoconferência, devido à pandemia de covid-19. Cabe agora ao presidente do STF, Luiz Fux, reinserir o assunto na pauta de julgamentos.

No caso concreto, que embasa a discussão no Supremo, é questionada a dispensa coletiva de 4 mil funcionários pela Embraer em 2009. Em geral, o entendimento da Justiça Trabalho tem sido o de que é necessária a negociação prévia com sindicatos antes das demissões em massa.

+ Justiça proíbe Ford de demitir funcionários da fábrica de Camaçari

Neste mês, por exemplo, diferentes liminares concedidas por juízes trabalhistas proibiram a Ford de demitir funcionários de fábricas na Bahia e em São Paulo, após a montadora ter anunciado o encerramento de sua produção no Brasil.

Votos
Até a suspensão, dois ministros haviam votado por autorizar as demissões em massa – o relator, Marco Aurélio Mello, e Alexandre de Moraes. Os demais ainda não tinham se manifestado.

Para Marco Aurélio, a “dispensa em massa de trabalhadores prescinde de negociação coletiva”. O ministro do STF entendeu que as empresas têm direito a enxugar seu quadro de funcionários para fugir “à morte civil, à falência”.

Desse modo, Marco Aurélio considerou constitucional o artigo 477-A da Consolidação das Leis do Trabalho, cuja redação, introduzida pela reforma trabalhista de 2017, autoriza a dispensa coletiva sem prévio acordo coletivo com sindicatos.

INCÊNDIO CRIMINOSO? Corpo encontrado carbonizado em Lauro de Freitas estava com pés e mãos amarrados

O corpo de um homem foi encontrado com as mãos e os pés amarrados após um incêndio que atingiu uma residência na Travessa Dois...

CAIXÃO E VELA: Rondesp troca tiros no Nordeste de Amaralina e suspeito morre baleado

Um homem sem identificação morreu após troca de tiros com policiais militares da Rodnesp na madrugada deste sábado (3) no bairro do Nordeste de...

INCÊNDIO CRIMINOSO? Corpo encontrado carbonizado em Lauro de Freitas estava com pés e mãos amarrados

O corpo de um homem foi encontrado com as mãos e os pés amarrados após um incêndio que atingiu...
Fundação Jose Silveira

CAMPO FORMOSO: Criança de dois anos morre afogada após cair em caixa d’água

Uma criança de dois anos morreu afogada na cidade de Campo Formoso, no norte do estado, após cair em...

Alunas do curso de formação da PM são vítimas de grave acidente; saiba detalhes

Bianca Bandeira César Luz e Ana Flávia Vitor Campos, ambas de 25 anos, foram vítimas de um grave acidente...

RIO: Investigado por ataque a Lady Gaga planejava matar criança ao vivo

A Polícia Civil do Rio de Janeiro identificou que um dos alvos da operação que frustrou um atentado ao...

INCÊNDIO CRIMINOSO? Corpo encontrado carbonizado em Lauro de Freitas estava com pés e mãos amarrados

O corpo de um homem foi encontrado com as mãos e os pés amarrados após um incêndio que atingiu...