Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Noites mal dormidas podem interferir no peso; dicas para rotina ideal

Um levantamento feito pela Associação Brasileira do Sono (ABSono) revelou que 80% da população brasileira tem insuficiência do sono, sendo que a pandemia e toda a ansiedade que a situação gerou, potencializaram ainda mais os efeitos que nos distanciam de uma boa qualidade de sono. Ciente disso, o WW Vigilantes do Peso faz um alerta sobre a interferência do sono na jornada de perda de peso e bem-estar.

“O sono é uma atividade muito complexa que afeta quase todas as partes do corpo: do cérebro ao coração, pulmões, sistema imunológico, humor e metabolismo”, lista o nutricionista do WW Vigilantes do Peso, Matheus Motta.

Uma sequência de noites sem sono de qualidade, explica, pode potencializar sentimentos como a ansiedade que, durante o dia, pode trazer mais consequências negativas, como a compulsão alimentar.

“Dormir bem desempenha um papel crítico na perda de peso e no bem estar. A privação de sono causa mudanças no humor e na nossa qualidade de vida como um todo, afetando as nossas escolhas alimentares, o tempo e a energia que poderíamos dedicar a uma atividade física ou para cozinhar um prato mais saudável, por exemplo.”, complementa.

Informações do Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos mostram que os homens que dormem apenas algumas horas por noite tendem a experimentar um aumento no estímulo do hormônio da fome, enquanto as mulheres reduzem a quantidade do hormônio que aumenta a saciedade. “No fim, o resultado é o mesmo: comer além do que é necessário. As pessoas consomem mais calorias quando não dormem o suficiente”, resume o nutricionista.

Além disso, quando as pessoas não têm uma rotina de sono saudável e regular, aumentam o risco de inflamações e o desenvolvimento de doenças crônicas, incluindo pressão alta, doenças cardíacas e diabetes tipo 2 – fatores que dificultam o emagrecimento e podem levar à obesidade.

A Sociedade Mundial do Sono indica que problemas com o sono ameaçam a saúde e a qualidade de vida de até 45% da população mundial. Então, é preciso ter cuidado redobrado e insistir em práticas que vão auxiliar na regulação do sono no dia a dia.

Pensando nisso, o WW Vigilantes do Peso elencou algumas dicas para regular a rotina e aumentar o número de boas noites de sono:

Programe-se:

Um cronograma previsível regula o nosso “relógio biológico”. O recomendado é programar horários parecidos ao longo da semana para deitar e para acordar.

Mexa-se:

Realizar exercícios de duas a cinco horas por semana pode melhorar a noite de sono, ajudando a dormir mais rapidamente. A dica é procurar por atividades que aceleram a respiração e o coração – uma caminhada rápida, andar de bicicleta, nadar e dançar na sala de casa são ótimas opções.

Escolha um bom colchão:

Um colchão desconfortável pode impedir que o corpo descanse o tempo que precisa. O conforto é altamente subjetivo, e o melhor colchão – macio, firme, feito de espuma ou molas – é aquele no qual cada um se sente bem.

Reveja o consumo de cafeína:

Não importa o hábito pessoal e consumo diário, evitar a cafeína de quatro a seis horas antes de dormir é geralmente útil. Se suspeitar que o café está afetando o sono, é só fazer um teste por alguns dias e ver se há mudanças no corpo e no humor.

Pratique mindfulness:

O mindfulness, ou atenção plena – descrita como atenção concentrada no momento presente – pode diminuir a “excitação cognitiva” (leia-se: estresse) o suficiente para ajudar na hora de dormir. Reserve alguns minutos para sentar-se em silêncio e concentrar-se na respiração, observando a sensação do seu corpo relaxando.

Evite bebidas alcoólicas:

Quando se trata de efeitos no sono, o álcool pode ser um pouco mais complicado do que as bebidas com cafeína. Embora um ou dois copos de vinho façam com que as pessoas se sintam agradavelmente sonolentas, o álcool pode realmente prejudicar a qualidade do sono na segunda metade da noite. Como prática geral, talvez seja melhor aproveitar a última bebida pelo menos quatro horas antes de dormir.

Crie um ambiente de sono tranquilo:

Diminua as luzes do ambiente cerca de uma hora antes de dormir, o que ajuda o cérebro a reconhecer que o sono está próximo. Se gostar de fragrâncias naturais, o aroma de lavanda na forma de um difusor de óleo essencial pode ter um efeito calmante.
Defina um toque de recolher digital: Mesmo que o feed da rede social tenha fotos de filhotes e flores, usar um dispositivo antes de ir pra cama pode atrapalhar o sono. Isso ocorre porque smartphones, tablets e monitores de computador emitem luz azul, que pode impedir a liberação do hormônio do sono, a melatonina, no cérebro, de acordo com a National Sleep Foundation. O grupo recomenda desligar todos os aparelhos, as luzes fluorescentes e LED de 30 a 60 minutos antes de dormir.

Coopergiro oferece crédito para produção e comercialização da agricultura familiar da Bahia

Agricultores familiares e cooperativas da Bahia possuem um aliado para impulsionar suas operações: o Coopergiro, uma linha de crédito especial. A iniciativa é resultado...

Sintomas que nem sempre são associados a problemas cardiovasculares

A maioria das pessoas consegue reconhecer os sintomas comuns de problemas cardiovasculares, como dor no peito. No entanto, existem outros sintomas mais atípicos que...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Coopergiro oferece crédito para produção e comercialização da agricultura familiar da Bahia

Agricultores familiares e cooperativas da Bahia possuem um aliado para impulsionar suas operações: o Coopergiro, uma linha de crédito...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Coopergiro oferece crédito para produção e comercialização da agricultura familiar da Bahia

Agricultores familiares e cooperativas da Bahia possuem um aliado para impulsionar suas operações: o Coopergiro, uma linha de crédito...

Sintomas que nem sempre são associados a problemas cardiovasculares

A maioria das pessoas consegue reconhecer os sintomas comuns de problemas cardiovasculares, como dor no peito. No entanto, existem...

Adolescente perde o controle do carro e invade Hospital Municipal em Milagres

Na cidade de Milagres, um carro Chevrolet Ônix invadiu a área interna do Hospital Municipal, localizado na Avenida Conrado...

Tour da Bahia Volta Ciclística movimenta interior do estado neste final de semana

A região de Castro Alves, Elísio Medrado, Itatim, Santa Terezinha e Sapeaçu recebe a segunda edição do Tour da...