Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Primeiras semanas de junho serão de chuva em Salvador

Foto-Jefferson-Peixoto

O inverno começa no dia 21 de junho, mas a capital baiana já começou o mês com chuva. A previsão meteorológica é de tempo instável nesta primeira semana do mês. As temperaturas neste período devem variar entre 22°C (mínima) e 29°C (máxima).

Até o momento, de acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), Caminho das Árvores foi o bairro que registrou o índice mais alto, com acumulado de 63,8 mm, seguido de Saramandaia, com 62,2 mm em 72 horas. A estimativa de acumulados na capital para o mês é de 245,6 mm.

01 06 2021 Chuvas em Salvador Foto Jefferson Peixoto Secom Pms 18 scaled

Na quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi, a previsão é de nebulosidade com abertura de sol e chuva isolada em alguns momentos do dia. A previsão para esta semana é de céu nublado a parcialmente nublado, com períodos de chuva forte, a qualquer hora do dia, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

As ocorrências que envolvem desabamentos, deslizamentos, queda de árvores e muros, dentre outras, podem ser registradas no plantão da Codesal, durante 24 horas, todos os dias da semana. As solicitações podem ser efetuadas pelo telefone gratuito 199.

Ações preventivas – A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, realiza uma série de ações para prevenção de transtornos no período de chuva. Desde 2016, o órgão já aplicou a tecnologia da geomanta em 210 áreas da cidade, para diminuir os riscos de deslizamentos de terra e contribuir para a preservação da vida dos cidadãos.

Também foram capacitados quase 2,5 mil voluntários, distribuídos em 58 Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), para lidar com situações de emergência. O trabalho teve início em 2016 e já contemplou comunidades como Calabetão, Villa Picasso, Baixa de Santa Rita e Ilha de Bom Jesus dos Passos. Na semana passada, foram capacitadas sete pessoas na comunidade Dom Lucas, em Castelo Branco.

Já o Projeto Casarões, que faz o monitoramento de imóveis antigos, contabiliza 1.384 imóveis na base de dados da Defesa Civil. Com o intuito de preservar vidas, as vistorias técnicas são realizadas a partir da avaliação de risco geológico ou construtivo, de forma a prevenir, proteger e preservar o bem-estar dos cidadãos. A maioria dos imóveis está localizada em áreas como o Pelourinho, Baixa dos Sapateiros, Barroquinha, Santo Antônio e Comércio.

A 200 dias dos Jogos da Juventude 2024, COB abre inscrições para voluntários

No marco de 200 dias para os Jogos da Juventude 2024, o Comitê Olímpico do Brasil abriu as inscrições para o programa de voluntários...

Tiroteio e policial baleado em Simões Filho

Uma ação em Simões Filho, na noite deste sábado (27/04), deixou um policial da 22a CIPM baleado após intensa troca de tiros. A ocorrência...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

A 200 dias dos Jogos da Juventude 2024, COB abre inscrições para voluntários

No marco de 200 dias para os Jogos da Juventude 2024, o Comitê Olímpico do Brasil abriu as inscrições...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

A 200 dias dos Jogos da Juventude 2024, COB abre inscrições para voluntários

No marco de 200 dias para os Jogos da Juventude 2024, o Comitê Olímpico do Brasil abriu as inscrições...

Tiroteio e policial baleado em Simões Filho

Uma ação em Simões Filho, na noite deste sábado (27/04), deixou um policial da 22a CIPM baleado após intensa...

VERA CRUZ: Homem assassinado dentro de bar em Vera Cruz

Um homem foi morto a tiros dentro de um bar no centro de Mar Grande, em Vera Cruz. O...

FOGO! Ônibus incendiado em São Cristóvão após mortes em operação da Rondesp

Um ônibus foi incendiado na tarde de hoje no bairro de São Cristóvão, em Salvador. A ocorrência foi perto...