Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Unidade de processamento de mandioca e derivados vai aumentar renda de agricultores familiares de Acajutiba em até 50%

A unidade de processamento de mandioca e derivados da comunidade rural de Pau de Candeia, localizada no município de Acajutiba, Território Litoral Norte e Agreste Baiano, foi inaugurada nesta quarta-feira (30). A expectativa é aumentar em 35% a produção de farinha e agregar em até 50% valor ao produto.

A Associação de Moradores de Pajeú comemora a conclusão da unidade, implantada pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, no valor de R$466,7 mil, com capacidade de processamento de 750 quilos de farinha, por dia. A agroindústria vai atender diretamente 130 agricultores familiares da região, que poderão beneficiar a mandioca produzida por eles.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial.

Além da unidade equipada, que possibilita o processamento industrializado e favorece a comercialização da produção, a associação também é atendida com o acompanhamento da assistência técnica e extensão rural (Ater) e com a distribuição de manivas sementes de mandioca, que possuem qualidade genética e fitossanitária. As novas variedades irão proporcionar o aumento da produção e da produtividade da mandioca.

O secretário da SDR, Josias Gomes, esteve presente na inauguração: “Prefeitos comprometidos com a agricultura familiar e agricultores que produzem a mandioca e não tem como beneficiar, formam um ambiente propício para que esse investimento tenha grande importância para alavancar a mandiocultura do município de Acajutiba. Além disso, projeta uma alta produtividade, com assistência técnica, com a Prefeitura envolvida no processo e com a unidade de processamento pronta, para produzir condições para que esses agricultores agreguem valor ao seu produto”.

A presidente da associação, Trindade Reis dos Santos, conta que antes a farinha era produzida com dificuldades: “A gente fazia a farinha longe, em outra comunidade, e tinha que pagar R$12 por saca. Agora vamos ter nossos próprios equipamentos. Vamos ganhar mais tempo e mais um dinheirinho”.

A agricultora Edna Reis dos Santos também é uma das beneficiadas: “Ter uma unidade de processamento de mandioca na nossa comunidade é um sonho, pois antes tínhamos um processo todo manual, que necessitava de muito esforço braçal. A nossa casa de farinha marca uma nova conquista para as famílias da comunidade, que vai melhorar nossa renda e gerar empregos”.

A comunidade Pau de Candeia recebeu também 10 mil mudas frutíferas e essências florestais, por meio do projeto de Distribuição de Mudas Frutíferas e Essências Florestais para a Agricultura Familiar, ação da SDR, executada pela Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) e Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

PISTA QUENTE: Tiros, correria e dois baleados no Lobato; saiba o que aconteceu

Duas pessoas foram baleadas na tarde desta quarta-feira (1/05) na localidade Senhor do Bonfim, no Lobato, Subúrbio. De acordo com informações da 14ª Companhia...

Procurados por homicídio, estupro, furto e roubo são localizados pelo Reconhecimento Facial da SSP

Quatro foragidos da Justiça foram flagrados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública na noite de terça-feira (30), em Salvador, Região...

PISTA QUENTE: Tiros, correria e dois baleados no Lobato; saiba o que aconteceu

Duas pessoas foram baleadas na tarde desta quarta-feira (1/05) na localidade Senhor do Bonfim, no Lobato, Subúrbio. De acordo...
Fundação Jose Silveira

PISTA QUENTE: Tiros, correria e dois baleados no Lobato; saiba o que aconteceu

Duas pessoas foram baleadas na tarde desta quarta-feira (1/05) na localidade Senhor do Bonfim, no Lobato, Subúrbio. De acordo...

Procurados por homicídio, estupro, furto e roubo são localizados pelo Reconhecimento Facial da SSP

Quatro foragidos da Justiça foram flagrados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública na noite de...

Estudantes e educadores da rede estadual movimentam Bienal do Livro da Bahia

Estudantes e professores da rede estadual de ensino estão marcando presença na 7ª edição da Bienal do Livro da...

Público fica no escuro durante apagão no último dia da Bienal do Livro

Quem compareceu ao último dia da Bienal do Livro Bahia 2024, nesta quarta-feira (1°), ficou no escuro depois que...