Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Problemas de visão podem comprometer as funções cognitivas, indicam estudos

Embora alguns problemas de visão pareçam simples, é preciso se atentar. Independente do grau, a deficiência visual pode se agravar e comprometer as funções cognitiva, como memória, percepção, atenção e linguagem. A relação entre a visão e o cérebro foi resultado de uma série de estudos; veja a seguir.

Cerca de 1,2 mil homens e mulheres com idade entre 60 e 94 anos foram acompanhados pelos pesquisadores da JAMA Network Open e passaram por testes de visão e cognição entre 2003 e 2019. Os resultados, publicados neste ano, apontam que as pessoas que tiveram baixa pontuação nos testes visuais eram mais propensas ao declínio cognitivo ao longo do tempo, incluindo déficits na linguagem, memória, atenção e capacidade de identificar e localizar objetos.

Em 2018, a JAMA Ophthalmology já havia apresentado essa evidência ao publicar que o comprometimento da visão tem duas vezes mais probabilidade de afetar o declínio cognitivo do que o contrário. O estudo incluiu mais de 2,5 mil adultos com idades entre 65 e 84 anos, cuja visão e função cognitiva foram testadas periodicamente.

“Quando as pessoas têm problema de visão, elas mudam a maneira como vivem suas vidas. Normalmente, diminuem as atividades físicas e sociais, as quais são importantes para manter um cérebro saudável, e isso as colocam em um caminho rápido para o declínio cognitivo”, explica a autora do estudo publicado pela JAMA Network Open, a epidemiologista Bonnielin Swenor. As informações são do “The New York Times”.

Para evitar essa consequência, a especialista recomenda manter a periodicidade dos exames de visão, principalmente para pessoas que sofrem de diabetes, glaucoma ou outras condições que podem prejudicar esse sentido. Em alguns casos, o uso do óculo com grau correto pode ser o suficiente, mas em outros, como doenças da retina, que começam aparecer por volta dos 20 anos, é necessário passar pela reabilitação da visão subnormal, uma espécie de fisioterapia para os olhos.

No dia a dia, alguns detalhes também fazem a diferença e promovem a saúde do cérebro para pessoas com dificuldade visual. Quem tem problemas com a percepção de profundidade, por exemplo, pode incorporar recursos em casa, como tiras coloridas em degraus de escada, texturas variadas de móveis e objetos com códigos de cores.

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil do estado,...

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Firmino Alves

Uma guarnição da Cipe Sudoeste prendeu, na tarde de sexta-feira (3), um suspeito de tráfico de drogas no município de Firmino Alves. Durante patrulhamento no...

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Firmino Alves

Uma guarnição da Cipe Sudoeste prendeu, na tarde de sexta-feira (3), um suspeito de tráfico de drogas no município...

‘NEM O TEMPO CURA’: Thales Bretas posta texto emocionante sobre os três anos da morte de Paulo Gustavo

Thales Bretas, viúvo do humorista Paulo Gustavo, escreveu um texto emocionante sobre os três anos sem o marido, que...

Juazeiro conquista mais uma ambulância através do deputado Jordávio Ramos

O município de Juazeiro vai receber mais uma ambulância, através do deputado estadual, Jordávio Ramos. Nesta segunda-feira (6), a...