Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Escutas revelam ajuda da arbitragem ao Boca Jrs. na Libertadores

Escutas telefônicas divulgadas nesta segunda-feira na Argentina revelaram um novo escândalo no futebol sul-americano, novamente com o Boca Juniors como protagonista. Conversas entre o presidente do clube mais popular do país, Daniel Angelici, com dirigentes da federação argentina, ocorridas em janeiro de 2015, evidenciaram a influência do Boca na arbitragem. O caso não é inédito: há dois anos, escutas telefônicas revelaram indícios de interferência da arbitragem na eliminação do Corinthians diante do Boca, na Copa Libertadores de 2013 – além de ajuda a clubes argentinos desde os tempos do Santos de Pelé.

Na noite desta segunda, o programa No Todo Pasa, da emissora TyC Sports, revelou o conteúdo das conversas. Na primeira, o presidente Angelici pede a Fernando Mitjans, presidente do Tribunal de Disciplina da federação argentina até hoje, que dê um jeito de anular a suspensão de dois atletas, Leandro Marin e Cristian Erbes, em uma partida decisiva contra o Vélez, que valeria vaga na Libertadores de 2015.

“Estamos sem zagueiros, sem laterais”, exclama Angelici, pedindo que a suspensão dos atletas seja reduzida ou cumprida em amistosos e não na partida decisiva. “Fique tranquilo”, diz o presidente do tribunal. “Vão jogar contra o Vélez”, diz, em trecho da amigável conversa.

https://www.youtube.com/watch?v=oi2u06r56ps

A conversa mais estarrecedora, porém, se deu entre Angelici e Luís Segura, então presidente da federação. “Luís, trate de falar diretamente com esse menino Delfino (árbitro da partida) para quarta-feira, para que ele trate de se equivocar o menos possível. Diga a ele que há muito em jogo para o Boca”, pede Angelici, sem qualquer tipo de constrangimento.

“Fique tranquilo que me ocuparei disso. Para esse jogo contra o Vélez, tenha certeza de que sou o torcedor número 1 do Boca”, responde Segura. Com Erbes e Marin, em campo, o Boca venceu o Vélez no jogo único que definiria o último classificado argentino na Libertadores, por 1 a 0. O Vélez teve dois atletas expulsos e o Boca um, em jogo sem interferências escandalosas do juiz Germán Delfino.

O Boca acabaria eliminado daquela Libertadores em uma decisão dos tribunais: o jogo de volta das oitavas de final diante do River Plate nem sequer terminou, depois que um torcedor do Boca atirou gás de pimenta em direção a jogadores do maior rival. A Conmebol optou por excluir o Boca e dar a classificação ao River – que vencia o agregado por 1 a 0 e seria o campeão daquela edição.

Caso Amarilla – Em 2015, foram divulgados pela emissora América outras gravações comprometedoras envolvendo o Boca Juniors. Em maio de 2013, Julio Grondona (ex-vice-presidente da Fifa e presidente da federação argentina entre 1979 e 2014, o ano de sua morte) comentou com Abel Gnecco (diretor da Escola de Árbitros da AFA e representante da AFA no Comitê de Arbitragem da Conmebol) sobre a desastrosa atuação do árbitro paraguaio Carlos Amarilla na eliminação do Corinthians diante do Boca, na Libertadores.

“Saiu bem, ninguém queria esse louco, mas, no fim, foi o reforço mais importante do Boca”, disse Grondona. Gnecco, então, afirma que o paraguaio Carlos Alarcón, então chefe da arbitragem da Conmebol, teria exigido a presença de Amarilla nesta partida. “Assim foi, colocou (o Amarilla) e deu tudo certo, porque tem de ser assim…”, diz Gnecco. Naquela partida, Amarilla não deu dois pênaltis claros e invalidou dois gols do Corinthians. Grondona e Gnecco ainda discutiram sobre qual árbitro deveria apitar o jogo seguinte do Boca, diante do Newell’s Old Boys – a equipe de Rosário se classificou, na ocasião.

‘Guarita’ do tráfico morto em Pernambués

Um jovem foi assassinado na noite desta sexta-feira (03/05), no bairro de Pernambués, em Salvador. Fontes do Informe Baiano disseram que a vítima era...

Hemoba promove coleta de sangue na 2ª Jornada da Juventude Sem-Terra no Recôncavo

A Hemoba promove coleta de sangue e cadastro de medula óssea, nesta sexta-feira (3) e sábado (4), para atender os participantes da 2ª Jornada...

‘Guarita’ do tráfico morto em Pernambués

Um jovem foi assassinado na noite desta sexta-feira (03/05), no bairro de Pernambués, em Salvador. Fontes do Informe Baiano...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

‘Guarita’ do tráfico morto em Pernambués

Um jovem foi assassinado na noite desta sexta-feira (03/05), no bairro de Pernambués, em Salvador. Fontes do Informe Baiano...

Hemoba promove coleta de sangue na 2ª Jornada da Juventude Sem-Terra no Recôncavo

A Hemoba promove coleta de sangue e cadastro de medula óssea, nesta sexta-feira (3) e sábado (4), para atender...

Sábado da Vacina: Saúde disponibiliza doses contra a dengue e gripe neste sábado (4)

Para ampliar o acesso dos cidadãos de Salvador à proteção contra dengue e gripe, a Secretaria Municipal da Saúde...

Copa União Médica de Beach Tennis 2024 movimenta Feira de Santana nesta semana

O interior da Bahia, em Feira de Santana, recebe a 10ª etapa do Circuito Baiano de Beach Tennis 2024...