Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Empresa impede acesso ao Morro do Camelo e é acionada pelo MP

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Augusto César Carvalho, ajuizou ação civil pública na última quarta-feira (17/11) contra a empresa ANK Brasil Serviços Administrativos por ter cercado o ingresso ao Morro do Camelo, na Chapada Diamantina, proibindo a entrada da população na área.

Na ação, o MP requer que a Justiça determine a imediata abertura do acesso ao mirante do Morro do Camelo, a fim de permitir o livre trânsito de pessoas, bem como de veículos; e que a empresa não imponha obstáculos no caminho ao mirante, assegurando a continuidade do acesso livre ao referido atrativo natural e famoso ponto turístico da Chapada Diamantina.

“Tem sido amplamente difundido na Chapada Diamantina, em especial na região do vale do cercado, no município de Palmeiras, o fechamento de espaços e servidões ambientais e de amplo domínio popular, consolidadas ao longo dos anos, impedindo a entrada de nativos, moradores e turistas a importantes atrativos turísticos da região”, destacou o promotor de Justiça Augusto César Carvalho.

O promotor complementou que a preservação da paisagem está intimamente ligada ao ecoturismo, marca registrada na Chapada Diamantina e grande fonte de recursos para sua população local e o trade turístico da região. “Como se sabe, esta atividade é desenvolvida predominantemente em ambientes naturais de valor paisagístico elevado e quaisquer danos e empecilhos de acessibilidade a estes locais podem levar a uma sensível perda desta importante vertente econômico-ambiental”, afirmou. A ação descreve que a suposta empresa proprietária cercou o local com o uso de placas, correntes e cadeados, além de um fiscal no local que passou a cobrar a entrada das pessoas.

EXECUÇÃO EM VIA PÚBLICA: Homem morto a tiros em Valéria

Um homem foi assassinado com disparos de arma de fogo na Rua da Pedreira, no bairro da Valéria, em Salvador. O caso aconteceu na...

Salvador recebe 32 novos ônibus para compor frota da cidade

A população de Salvador poderá contar, a partir deste sábado (27), com novos ônibus para compor a frota de linhas da cidade. Ao todo,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

EXECUÇÃO EM VIA PÚBLICA: Homem morto a tiros em Valéria

Um homem foi assassinado com disparos de arma de fogo na Rua da Pedreira, no bairro da Valéria, em...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

EXECUÇÃO EM VIA PÚBLICA: Homem morto a tiros em Valéria

Um homem foi assassinado com disparos de arma de fogo na Rua da Pedreira, no bairro da Valéria, em...

Salvador recebe 32 novos ônibus para compor frota da cidade

A população de Salvador poderá contar, a partir deste sábado (27), com novos ônibus para compor a frota de...

SUBÚRBIO DE SALVADOR: Homem executado com disparos de arma de fogo no Alto do Cabrito

Um homem, identificado como Dennis Lorenco de Castro Belchior, de 37 anos, foi morto a tiros na Rua Carlos...

Com recorde de investimento, Série D reúne campeões estaduais e times tradicionais

Com seu caráter inclusivo e cada vez mais valorizada pela CBF, a Série D do Brasileirão de 2024 tem...