Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Pesquisa busca voluntários para testar tratamento para câncer de pênis

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) seleciona voluntários em cinco estados e no Distrito Federal para testar um novo tratamento para câncer de pênis. Os participantes devem ter diagnóstico da doença em estágio avançado ou com metástase.

O estudo vai associar o uso de imunoterapia com a quimioterapia. O medicamento em análise já é utilizado para tratamento de outros tipos de câncer, com aplicação na veia. A proposta é melhorar os resultados, com redução do tumor e aumento da sobrevida do paciente.

O protocolo contra o câncer de pênis que utiliza apenas a quimioterapia, de acordo com o hospital, não apresentou grandes avanços nas últimas décadas. “Por isso a urgência em buscar um tratamento mais eficaz para pacientes em estágio avançado da doença”, destacou o HUB.

Além do hospital universitário, o estudo é realizado em outros oito centros de pesquisa localizados no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Belém, em Fortaleza, em Jaú (SP), em Curitiba e em Barretos (SP). A meta é recrutar 33 voluntários em todo o país.

Requisitos

Para ser voluntário, é preciso atender os seguintes requisitos: doença avançada ou metastática, sem exposição prévia a quimioterapia; ou progressão da doença após 12 meses do término da quimioterapia adjuvante ou neoadjuvante.

Quem cumpre esses critérios e tem interesse em participar da pesquisa deve entrar em contato por meio do e-mail pesquisaclinica.hub@ebserh.gov.br ou pelo telefone (61) 3255-8920.

Câncer de pênis

De acordo com o HUB, o câncer de pênis é considerado um tumor raro, com maior incidência em homens a partir dos 50 anos. O tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem a população masculina.

Os principais sintomas incluem alteração na pele, inchaço e nódulo na região da virilha. Cuidados com a higiene íntima, cirurgia de fimose e prevenção ao HPV podem ajudar a prevenir a doença.

“A falta de informação sobre a doença prejudica o diagnóstico precoce. Quando diagnosticada em estágio inicial, as chances de cura são elevadas, mas muitos pacientes demoram a procurar ajuda”, alerta o hospital.

PM erradica 10.000 pés de maconha em Monte Santo

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE – Nordeste) e do 5º BPM debelaram uma plantação de maconha, na zona rural do...

SEGURANÇA REFORÇADA: Ônibus circulam normalmente e comércio segue aberto em São Cristóvão

Ônibus circulando e comércio aberto no bairro de São Cristóvão, que conta com reforço das ações das Forças da Segurança Pública, neste domingo (28)....
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

PM erradica 10.000 pés de maconha em Monte Santo

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE – Nordeste) e do 5º BPM debelaram uma plantação de...
Fundação Jose Silveira

PM erradica 10.000 pés de maconha em Monte Santo

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE – Nordeste) e do 5º BPM debelaram uma plantação de...

SEGURANÇA REFORÇADA: Ônibus circulam normalmente e comércio segue aberto em São Cristóvão

Ônibus circulando e comércio aberto no bairro de São Cristóvão, que conta com reforço das ações das Forças da...

Morar Melhor alcança 300 casas reformadas em Campinas de Pirajá

O programa Morar Melhor concluiu em Campinas de Pirajá mais uma etapa de reformas habitacionais, beneficiando famílias em situação...

CONSTRANGIMENTO: Prefeita Moema Gramacho é vaiada durante show em Lauro de Freitas; assista

Na noite deste sábado (27/04), aconteceram diversas apresentações durante o segundo dia do Show Cufa Bahia, em Lauro de...