Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios reúne prefeitos de todo o país

Nesta terça-feira (26/04), ocorreu a 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento ocorre anualmente e reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários para debaterem as políticas públicas que impactam a vida da população. Os gestores municipais também apresentam sua pauta prioritária aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, o evento também contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

O Governo Federal tomou medidas que refletem em melhorias para a população, como a expansão da internet nas escolas, implementação de colégios cívico-militares, a Lei da Liberdade Econômica, a nova prova de vida para os idosos, a redução do valor de pedágios com a entrada de novos contratos em vigor, entre outros.

O tema desta edição da marcha é “Município: o caminho para um Brasil melhor”. Até quinta-feira (28/04) serão debatidos temas como saúde pós-crise sanitária da Covid-19, mobilidade, assistência social e política agrícola nacional, reforma tributária, reforma previdenciária municipal, lei de improbidade e licitações e o Marco Regulatório do Saneamento.

Um estande do Governo Federal foi montado no local, com representantes de ministérios e secretarias envolvidos com a pauta municipalista, para atender aos prefeitos. O espaço tem a coordenação da Secretaria de Governo. Ao longo do evento, a Secretaria apresenta aos participantes a plataforma Escola Federativa que reúne cursos gratuitos de aprimoramento e capacitação destinados a servidores públicos e agentes políticos dos municípios brasileiros.

A Escola Federativa disponibiliza conteúdos educacionais de instituições parceiras para ajudar o gestor cadastrado a planejar, formular e implementar políticas públicas.

Capacitação em Defesa Civil

Para orientar os gestores municipais, o Ministério do Desenvolvimento Regional lançou um material informativo sobre proteção e defesa civil na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, na segunda-feira (25/04). Um deles é um folder com orientações sobre o funcionamento do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), plataforma digital utilizada para elaborar planos de contingência, registrar desastres ocorridos, solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública e solicitar recursos federais.

O folder traz ainda informações sobre cursos à distância da Defesa Civil Nacional para orientar sobre o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. E sobre um banco de boas práticas em proteção e defesa civil com soluções de simples implementação e baixo custo.

O segundo material lançado na marcha é um folheto complementar com informações sobre as solicitações de reconhecimento de situação de emergência e de recursos federais a partir do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Nele estão impressos códigos que dão acesso a vídeos explicativos e dúvidas sobre o assunto.

Taça Superação de Futebol de Amputados 2024 reúne quatro equipes baianas neste fim de semana

A primeira competição de futebol de amputados do ano está sendo realizada neste final de semana na Arena Real Brasil, na cobertura do Shopping...

Coopergiro oferece crédito para produção e comercialização da agricultura familiar da Bahia

Agricultores familiares e cooperativas da Bahia possuem um aliado para impulsionar suas operações: o Coopergiro, uma linha de crédito especial. A iniciativa é resultado...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Taça Superação de Futebol de Amputados 2024 reúne quatro equipes baianas neste fim de semana

A primeira competição de futebol de amputados do ano está sendo realizada neste final de semana na Arena Real...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Taça Superação de Futebol de Amputados 2024 reúne quatro equipes baianas neste fim de semana

A primeira competição de futebol de amputados do ano está sendo realizada neste final de semana na Arena Real...

Coopergiro oferece crédito para produção e comercialização da agricultura familiar da Bahia

Agricultores familiares e cooperativas da Bahia possuem um aliado para impulsionar suas operações: o Coopergiro, uma linha de crédito...

Sintomas que nem sempre são associados a problemas cardiovasculares

A maioria das pessoas consegue reconhecer os sintomas comuns de problemas cardiovasculares, como dor no peito. No entanto, existem...

Adolescente perde o controle do carro e invade Hospital Municipal em Milagres

Na cidade de Milagres, um carro Chevrolet Ônix invadiu a área interna do Hospital Municipal, localizado na Avenida Conrado...