Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

O que apontam as três pesquisas Opnus realizadas esse ano para o governo da Bahia? Confira

O Instituto Opnus já realizou, até o momento, três pesquisas para o governo da Bahia. Um estudo foi contratado pela Metrópole FM e dois pela Salvador FM. São cinco pré-candidatos e quatro deles pontuam.

O Informe Baiano ouviu políticos e especialistas sobre os resultados dos levantamentos nos dois cenários estimulados: o primeiro traz os candidatos sozinhos e o segundo com os apoios. Vamos analisar os números alcançados pelos dois favoritos.

Primeiro cenário

ACM Neto (União Brasil) aparecia em janeiro com 52%, em março com 65% e agora em abril com 64%, o que demonstra um crescimento de 12 pontos percentuais.

No caso do PT, que inicialmente tinha o senador Jaques Wagner como pré-candidato e depois a confirmação de Jerônimo Rodrigues, há grandes oscilações. Em janeiro, JW pontuava 29%, em março Jerônimo teve 6% e agora alcança 11%. Portanto, num primeiro momento, o PT caiu 23 pontos e em um segundo momento, cresceu 5 pontos percentuais.

Segundo cenário

Quando associado com outros nomes, ACM Neto, neste cenário, teve em janeiro 33% contra 41% de JW, que seguia na dianteira. Em março, com a entrada de Jerônimo, o placar muda. Neto passa a ter 41% contra 33% do pré-candidato do PT. Agora em abril, Neto surpreende com crescimento de três pontos enquanto Jerônimo perde um ponto. Ou seja, o líder do UB passa a ter 44% e Jerônimo 32%. Portanto, de janeiro até abril o crescimento de Neto nesse cenário é de 11 pontos percentuais. Já o PT, teve queda total de 14 pontos percentuais.

As duas últimas pesquisas apontam também uma variação dentro da margem de erro, que é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Percebe-se que os entrevistados que disseram que “não sabem” variam no “cenário 2”, fora da margem de erro. Podem ser esses pontos que fizeram Neto crescer. Além disso, a pesquisa demonstra que o poder de Lula em transferência de votos já teria alcançado o teto.

Votos válidos pesquisa de Abril

Quando se calcula os votos válidos, o cenário da pesquisa de hoje demonstra que há grandes chances de ACM Neto vencer a disputa do dia 2 de outubro no primeiro turno. No primeiro cenário estimulado, Neto teria 76% e Jerônimo apenas 13%. Já no segundo cenário estimulado Neto tem 49% e Jerônimo 35% . A margem de erro permanece 2,5% para mais ou para menos.

Opiniões

Deputado Sandro Régis (União Brasil), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba): “Eles já perceberam que não adianta ir contra a vontade do povo da Bahia, que clama por mudança. Até na pesquisa deles, ACM Neto está disparado na liderança. A verdade é que o povo baiano cansou dos governos do PT”.

Éden Valadares, presidente do PT da Bahia : “A política baiana consolidou grupos que comemoram pesquisa e outro, como o nosso, que segue trabalhando com humildade e comemora vitória na urna, resultado das eleições. Jerônimo segue crescendo, a cada viagem, a cada entrevista, sempre que mais pessoas conhecem ele e reconhecem que ele é o candidato de Lula e Rui Costa na Bahia. Com Wagner foi de virada; com Rui também; e assim será com Jerônimo”.

Pesquisa em Janeiro

Em janeiro, no primeiro cenário estimulado, o estudo contratado pelo Grupo Metropole sob número BA-07451/2022 mostra ACM Neto (União) em primeiro lugar com 52% contra 29% do senador Jaques Wagner (PT), que desistiu do pleito. Naquela ocasião, o então ministro da Cidadania, João Roma (PL), aparecia com 5%. Já o nome do PSOL, Marcos Mendes (PSOL), que foi substituído por Kleber Rosa (PSOL), somava 1%. 

No segundo cenário, quando associado aos nomes nacionais, havia uma mudança radical. Wagner, com o apoio de Lula (PT), assumia a liderança com 46% das intenções de voto. Já ACM Neto, apoiado por Ciro Gomes (PDT) no levantamento, ficava em segundo com 33%.
O pré-candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), João Roma, permanecia na terceira posição, desta vez com 11%. Já Mendes, na coligação com Guilherme Boulos (PSOL), mantém 1%.

Pesquisa em Março

A segunda pesquisa Opnus, realizada em março sob número BA-097/2022 e desta vez contratada pela rádio Salvador FM, ACM Neto aparece com 65% das intenções de votos. Na segunda posição aparece o ministro da Cidadania João Roma, com 8%. Jerônimo fica na terceira posição com 6% e Kleber Rosa (Psol) tem 1%. Brancos e nulos somam 6% e não sabem/não responderam, 14%.

Conforme os dados, quando os pré-candidatos são associados aos nomes nacionais, ACM Neto apresenta 41% das intenções de votos, enquanto Jerônimo Rodrigues, com apoio do ex-presidente Lula e do atual governador Rui Costa, aparece com 33%. Já João Roma (sem partido) com apoio de Jair Bolsonaro (PL) tem 14%; Kleber Rosa (Psol) com apoio de Guilherme Boulos (Psol) soma 1%. Brancos e nulos somam 4% e não sabem ou não responderam foram 7%.

Pesquisa em Abril

A última pesquisa, também contratada pela rádio Salvador FM e divulgada nesta quarta-feira (04/05), mostra ACM Neto com 64% no primeiro cenário estimulado. Em seguida, tecnicamente empatados aparecem Jerônimo Rodrigues com 11% e João Roma 8%. Já Kleber Rosa tem 1%. Brancos e nulos são 7%. Não sabem e não responderam são 9%.

No segundo cenário, com candidatura independente, Neto atinge 44%. Já Jerônimo tem 32%, com apoio de Lula, Wagner e Rui. João Roma com Bolsonaro tem 8% e Kleber Rosa com Guilherme Boulos tem 1%. Brancos e nulos são 4%. Não sabem e não responderam são 7%.

A pesquisa realizada pelo Instituto Opnus, encomendada pela Rádio Salvador FM, ouviu 1.500 pessoas, entre os dias 28 de abril a 2 de maio. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o números BA-07794/2022 e BR-07079/2022.

Números das três pesquisas

– JANEIRO/Estimulada 1 e Estimulada 2 (com apoios)
ACM Neto 52% e 33%
JW 29% e 46%
Roma 5% e 11%
Marcos Mendes 1% e 1%
Branco/Nulo 4% e 3%
Não sabe/não respondeu 10% e 7%

– MARÇO
ACM Neto 65% e 41%
Jerônimo 6% e 33%
Roma 8% e 14%
Kleber Rosa 1% e 1%
Branco/Nulo 6% e 4%
Não sabe/não respondeu 14% e 7%

– ABRIL
ACM Neto 64% e 44%
Jerônimo 11% e 32%
Roma 8% e 12%
Kleber Rosa 1% e 1%
Branco/Nulo 7% e 4%
Não sabe/não respondeu 9% e 7%

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil do estado,...

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Firmino Alves

Uma guarnição da Cipe Sudoeste prendeu, na tarde de sexta-feira (3), um suspeito de tráfico de drogas no município de Firmino Alves. Durante patrulhamento no...

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Firmino Alves

Uma guarnição da Cipe Sudoeste prendeu, na tarde de sexta-feira (3), um suspeito de tráfico de drogas no município...

‘NEM O TEMPO CURA’: Thales Bretas posta texto emocionante sobre os três anos da morte de Paulo Gustavo

Thales Bretas, viúvo do humorista Paulo Gustavo, escreveu um texto emocionante sobre os três anos sem o marido, que...

Juazeiro conquista mais uma ambulância através do deputado Jordávio Ramos

O município de Juazeiro vai receber mais uma ambulância, através do deputado estadual, Jordávio Ramos. Nesta segunda-feira (6), a...