Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Governador aguarda a hora certa para exonerar o chefe da polícia

José Carlos Teixeira*

 “Vou apertar
Mas não vou acender agora
E se segura malandro
Pra fazer a cabeça tem hora”

(Malandragem dá um tempo,
de Adelzonilton, Luiz e Moacyr)

O governador Rui Costa já está de cabeça feita: convenceu-se de que não há mais condições objetivas para manter Ricardo Mandarino no cargo de secretário estadual da Segurança Pública. Ele aguarda apenas a hora certa, o momento mais apropriado, para mandar o ex-juiz federal de volta à sua merecida e justa aposentadoria, interrompida às vésperas do Natal passado, após o convite do governador para substituir Maurício Barbosa na chefia da polícia baiana.

A decisão foi amadurecida nas últimas três semanas e teve como pano de fundo a crise na segurança pública aberta com a morte de três policiais militares – um deles durante um confronto com bandidos armados e os outros dois quando retornavam do funeral do primeiro – e uma crescente nova onda de homicídios, latrocínios, assaltos, roubos e furtos, alcançando inclusive bairros nobres da capital.

Pressionado pela oposição, por meio de pronunciamentos de deputados na Assembleia Legislativa e declarações dos líderes oposicionistas na mídia, o governador ainda reluta em afastar o auxiliar, que chegou ao posto por conta de outra crise: investigado pela Operação Faroeste, Maurício Barbosa, que ocupava o cargo desde 2011, foi afastado e depois exonerado, no final do ano passado.

No entorno do gabinete do governador e na cúpula das polícias civil e militar, todos tratam como especulações as notícias sobre a possível exoneração do secretário. Mas que ela vem, vem. Não tão rápido, para não parecer que foi ditada pela pressão da oposição. Nem tão lenta, para não parecer que o governo menosprezou a dimensão da crise.

O desenlace desse impasse, contudo, pouco tem a ver com as recentes declarações do secretário Ricardo Mandarino defendendo a descriminalização da maconha e o uso social da droga. Afinal, o antecessor dele, Maurício Barbosa, defendeu a legalização da maconha em entrevista, em março de 2018, e permaneceu mais três anos no cargo.

Os fatores determinantes para a mudança na chefia da polícia são o recrudescimento da violência, a onda de crimes crescente e a necessidade de o governo sair das cordas, escapando da pancadaria da oposição, e dar uma resposta ao eleitorado amedrontado, a pouco mais de quatro meses da eleição.

*José Carlos Teixeira é jornalista, graduado em comunicação social pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em marketing político pela Universidade Católica do Salvador.

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (27/04), na Arena Fonte Nova....

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos Santos, conhecido como ‘Canela’, que...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...
Fundação Jose Silveira

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos...

Coren-BA promove qualificação sobre Cuidados de Feridas em Cachoeira

Nesta última sexta-feira (26), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promoveu uma grande qualificação na cidade de...

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na...