Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

O copo vazio de Jerônimo ou como o candidato atirou contra o próprio patrimônio

José Carlos Teixeira*

“É sempre bom lembrar
Que um copo vazio
Está cheio de ar”
(Copo Vazio, de Gilberto Gil)

Um copo com água pela metade. Diante dele, um observador pode chegar a duas interpretações igualmente legítimas, verdadeiras: ou o copo está quase cheio ou está quase vazio. Quase, essa a palavra-chave.
É com a imagem desse copo meio cheio, meio vazio, que cientistas políticos costumam explicar, metaforicamente, o jogo retórico que se estabelece em uma disputa eleitoral.

Para o candidato do governo, a situação do país, do estado ou do município, está boa (ou seja, o copo está quase cheio) e vai ficar melhor (o copo ficará totalmente cheio), caso ele seja eleito.

Já para o candidato da oposição, a situação atual é ruim (o copo está quase vazio), vai ficar pior (ficará completamente vazio) se o candidato governista ganhar, mas com certeza ficará boa (o copo totalmente cheio) caso o eleito seja ele.

É com base nessa estrutura que se vai construir o discurso, a retórica da persuasão eleitoral, isto é, o argumento que a campanha vai utilizar para conquistar a preferência do eleitor. O ponto de partida é cada candidato dizendo como ele vê a situação atual do país, do estado ou do município em disputa, e apontando como será no futuro, caso seja eleito.

Quando se altera essa estrutura, não funciona, como ocorreu com o tucano José Serra na eleição presidencial de 2002. Governista, ele rompeu essa lógica e montou um discurso de candidato de oposição. Tornou-se um candidato de continuidade apregoando mudanças. “Serra é a mudança”, diziam as peças de sua campanha na televisão. Acabou dando um nó na cabeça do eleitor e facilitando a eleição do petista Luiz Inácio Lula da Silva.

A disputa pelo governo da Bahia, faltando exatos quatro meses para a eleição, caminha nessa lógica: os governistas dizem que o Estado nunca esteve tão bem como agora, graças aos quase 16 anos de gestão dos petistas Jaques Wagner e Rui Costa, e argumentam que vai ficar ainda melhor se Jerônimo Rodrigues ganhar a eleição; por sua vez, os oposicionistas ACM Neto, do União Brasil, e João Roma, do PL, alegam que a situação da segurança, da educação e da saúde nunca foi tão ruim como agora e só vai melhorar caso um deles seja eleito – sendo que o um, no caso, é o próprio, evidentemente.

Sabatinado na semana passada por jornalistas do portal UOL e da Folha de S. Paulo, o candidato da base governista inverteu essa lógica e admitiu que o copo está quase vazio, ao reconhecer que, de fato, a situação nessas três áreas não é boa. E cravou, para espanto dos patrocinadores de sua candidatura: não se espere uma solução nem mesmo na gestão dele, caso venha a ser eleito, pois são problemas estruturantes, parte da herança maldita que o PT recebeu há 16 anos, e que não podem ser revertidos em menos de 30 anos – ou seja, daqui a pelo menos 14 anos.

Inábil no jogo eleitoral, pouco afeito à retórica das campanhas, jogou a solução de tão graves problemas para um futuro distante – tudo o que o eleitor, ávido para ver o copo cheio, exigindo respostas imediatas para os graves problemas na segurança, na educação e na saúde, não quer ouvir nesse momento.

Em outras palavras, usando uma expressão corriqueira entre os comentaristas de futebol: atirou contra o próprio patrimônio. Na seara da disputa política eleitoral, o professor ainda tem muito a aprender.

*José Carlos Teixeira é jornalista, graduado em comunicação social pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em marketing político pela Universidade Católica do Salvador.

MORTO NO GUINE: Traficantes executam homem em Pernambués

Policiais militares da 1ª CIPM foram acionados, na noite de sexta-feira (3), após tomarem conhecimento de um homem atingido por disparos de arma de...

Polícia Civil prende autores de latrocínio na Paralela

Dois homens suspeitos de envolvimento no latrocínio do motorista de transporte por aplicativo Marcos Luís Silva Alves, de 29 anos, foram localizados por equipes...

MORTO NO GUINE: Traficantes executam homem em Pernambués

Policiais militares da 1ª CIPM foram acionados, na noite de sexta-feira (3), após tomarem conhecimento de um homem atingido...

MORTO NO GUINE: Traficantes executam homem em Pernambués

Policiais militares da 1ª CIPM foram acionados, na noite de sexta-feira (3), após tomarem conhecimento de um homem atingido...

Polícia Civil prende autores de latrocínio na Paralela

Dois homens suspeitos de envolvimento no latrocínio do motorista de transporte por aplicativo Marcos Luís Silva Alves, de 29...

VILA VERDE: Tiroteio, viatura atingida e fuzil apreendido pela PM em São Cristóvão

Na madrugada deste domingo (5), policiais militares das unidades do Comando de Policiamento Regional da Capital (CPRC) Atlântico, apreenderam...

Castramóvel desembarca no bairro de Cajazeiras X na segunda (6)

O Castramóvel, unidade itinerante de cirurgia de esterilização para cães e gatos, desembarca no estacionamento da Unidade de Saúde...