Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Roma propõe nova secretaria para focar no semiárido baiano

O pré-candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), defendeu um foco específico de atenção para o semiárido baiano e declarou que, se eleito governador criará uma Secretaria do Semiárido para concentrar ações para o desenvolvimento desta região do estado.

“Tenho comentado sempre que é fundamental que tenhamos um foco específico para o semiárido. Hoje vemos uma estrutura focada na transversalidade e isso, muitas vezes, se transforma em um jogo de empurra, pois são várias áreas dando opinião e ninguém consegue ‘matar no peito’ e dar sequência a soluções cujas tecnologias estão dominadas, com tecnologias plausíveis para alavancar a produtividade de toda a região”, disse João Roma, na manhã desta sexta-feira (3), em entrevista aos apresentadores Milena Rios e Jailton Mota do Programa Comando da Notícia, da Rádio Jacobina FM.

O pré-candidato bolsonarista prosseguiu: “é importante a gente criar a Secretaria do Semiárido para acabar com esse jogo de empurra e poder efetivamente trabalhar de forma integral e superar a questão da transversalidade e observar todas essas facetas e criar uma estrutura que, cada vez mais, possa ajudar na produtividade do homem do campo”.

Roma explicou ainda que o empecilho maior pode estar não no acesso a tecnologias, mas na dificuldade, por exemplo, para escoar a produção ou na falta de energia elétrica suficiente para atrair empreendimentos ao semiárido. “Às vezes o gargalo a essa produção é um acesso, é uma estrada vicinal, é uma estrada pela qual o produtor não está conseguindo fazer o transporte, fazer justamente toda a logísticas daquela produtividade. Às vezes é energia elétrica que não tem”, enumerou o pré-candidato a governador do PL.

João Roma também pontuou as dificuldades que a crise na segurança pública tem criado também para a produção, que “chega inclusive hoje na zona rural, onde as pessoas querem como prioridade colocar grades nas portas e janelas. Em contrapartida, o pré-candidato bolsonarista diz que há tecnologia dominada para produzir e dessalinizar água, para fazer irrigação adequada da região, com melhoria genéticas de espécies de plantas e também de animais.

“São muitas vocações para desenvolver, agora é preciso integrar tudo isso, buscar todos esses vetores para conseguir trazer mais investimentos. Pois não é o estado que gera emprego, quem gera emprego é quem traz um investimento, uma empresa nova que chega para se instalar, quando é aberto um estabelecimento comercial ou implanta um serviço. É dessa maneira que a gente consegue oportunizar emprego e renda”, explicou João Roma.

*Mudança política*

O pré-candidato ao Governo da Bahia, João Roma, voltou a defender que essa mudança e desenvolvimento para a região só será possível com uma mudança política no estado que aproxime a Bahia dos rumos que o Brasil começou a tomar a partir de 2018, deixando de lado políticas atrasadas do empreguismo e do ‘toma lá, dá cá’. Ele salientou, para exemplificar, que quando era ministro da Cidadania não perguntava a coloração partidária de prefeitos ou de vereadores para encaminhar investimentos para municípios brasileiros – o deputado federal destacou que essa é uma marca da gestão de Jair Bolsonaro.

“Precisamos de uma mudança consistente para que a Bahia não fique apenas enxugando gelo e trocando seis por meia dúzia. Nós precisamos mudar essas práticas políticas para que possamos trazer desenvolvimento, oportunidade de emprego e renda para a nossa população”, disse Roma. Na entrevista à Rádio Jacobina FM, ele salientou que a Bahia tem vocação para ser vetor da tecnologia e do agronegócio e apontou que as intervenções feitas pelo governo Jair Bolsonaro, como duplicações de rodovias federais e o avanço na conclusão da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol).

FOGO! Ônibus incendiado em São Cristóvão após mortes em operação da Rondesp

Um ônibus foi incendiado na tarde de hoje no bairro de São Cristóvão, em Salvador. A ocorrência foi perto do antigo final de linha,...

Município de Santo Estêvão ganha modernização de duas escolas estaduais neste sábado (27)

A educação na cidade de Santo Estêvão, na microrregião de Feira de Santana, ganhou o reforço de duas unidades de ensino. Isso porque o...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

FOGO! Ônibus incendiado em São Cristóvão após mortes em operação da Rondesp

Um ônibus foi incendiado na tarde de hoje no bairro de São Cristóvão, em Salvador. A ocorrência foi perto...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

FOGO! Ônibus incendiado em São Cristóvão após mortes em operação da Rondesp

Um ônibus foi incendiado na tarde de hoje no bairro de São Cristóvão, em Salvador. A ocorrência foi perto...

Município de Santo Estêvão ganha modernização de duas escolas estaduais neste sábado (27)

A educação na cidade de Santo Estêvão, na microrregião de Feira de Santana, ganhou o reforço de duas unidades...

Vacinação contra gripe acontece em mais de 35 pontos de Salvador neste sábado (27)

Para oportunizar o acesso à vacina contra a Influenza (gripe) em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza...

Quarta rodada do Brasileirão começa com três jogos neste sábado

Três partidas vão abrir a quarta rodada do Brasileirão Betano neste sábado (27). O jogo de abertura será disputado...