Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Governo Federal divulga diagnóstico sobre o manejo de resíduos sólidos urbanos

Cerca de 90,5% da população brasileira era atendida com coleta de resíduos sólidos domiciliares no país em 2020. O dado é do Diagnóstico Temático da Gestão Técnica dos Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, divulgado nesta terça-feira (14/06) pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O documento, que traz informações e análises sobre a cobertura da prestação de serviços públicos de coleta para a população brasileira, mostra que o melhor índice de cobertura registrado em 2020 foi o da região Sudeste, com 96,1% da população total atendida com coleta de resíduos domiciliares, o pior estava no Norte, com 80,7% da população total contemplada.

Em relação à população urbana, 98,6% era atendida pelo serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliares. “Podemos falar que com relação à população urbana, temos quase universalizada a cobertura com coleta, são números elevados”, disse a pesquisadora Thaianna Cardoso que é coordenadora do módulo de resíduos sólidos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

As informações sobre coleta de resíduos sólidos integram o SNIS, que é administrado pela Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Os dados do diagnóstico divulgado nesta terça-feira mostram que 4.589 municípios participavam do SNIS 2020, o que corresponde a 82,4% dos 5.570 municípios do país.

Outro dado medido é o déficit da cobertura de coleta de resíduos sólidos. Dos 211,8 milhões de habitantes do Brasil em 2020, 20,8 milhões de habitantes da população total estavam sem coleta regular direta e indireta de resíduos sólidos. Desses, 2,5 milhões eram da área urbana e 18,3 milhões da rural. A pesquisadora Thaianna Cardoso explicou que esse desequilíbrio entre as áreas urbana e rural deve ser analisada detalhadamente uma vez que o meio rural tem particularidades como grandes distâncias e casos de tratamento de resíduos na propriedade.

Coleta seletiva e veículos utilizados

Em 2020, a coleta seletiva estava presente em 1.664 municípios e ausente em 2.925, sendo que 981 municípios não prestaram informações. Na área urbana, 66,2 milhões de habitantes tem coleta seletiva de porta a porta. “Os municípios com coleta seletiva estão bem concentrados na macrorregião Sul, Sudeste e Centro-Oeste e indica que é necessário evoluir na coleta seletiva para municípios do Norte e Nordeste”, observou Thaianna Cardoso.

A frota de veículos utilizados na coleta por todo o país é dividida em duas categorias: caminhões e tratores; e carroças, embarcações e triciclos. O diagnóstico temático mostra que, em 2020, foram utilizados 30,7 mil veículos da primeira categoria e 853 da segunda.

Os caminhões e carroças são usados sobretudo na região Sudeste (40,7%) e as carroças, embarcações e triciclos na região Nordeste (51,5%).

Massa de resíduos coletados

Outro indicador importante avaliado, no ano de 2020, é o de massa coletada per capita, que corresponde à quantidade de resíduos por pessoa a cada dia. Os resultados do SNIS em relação a esse indicador seguem duas linhas: o IN028, que é massa coletada per capita em relação à população total atendida pelo serviço de coleta; e o IN021, massa coletada per capita em relação à população urbana.

Os resultados sobre a população total atendida foram de 0,97kg habitante/dia. Em relação à população urbana, os indicadores chegaram a 1,01kg habitante/dia. A massa coletada estimada de resíduos sólidos domiciliares e públicos chegou a 66,6 milhões de toneladas, de acordo com o SNIS.

O SNIS

O SNIS é o sistema de informações do setor de saneamento brasileiro. Ele reúne informações de caráter operacional, gerencial, financeiro e de qualidade dos serviços de Água e Esgotos (desde 1995), Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (desde 2002) e Manejo das Águas Pluviais Urbanas (desde 2015).

Os indicadores produzidos a partir destas informações são referência para a formulação de políticas públicas, para o acompanhamento da evolução do setor de saneamento no Brasil e comparação de desempenho da prestação de serviços.

Confira o evento que apresenta o diagnóstico de resíduos sólidos aqui.

TEMPO RUIM: Travessia Salvador-Mar Grande segue suspensa

A Travessia Salvador-Mar Grande continua suspensa, nesta terça-feira (07/05), por conta ainda do mau tempo e das condições adversas de navegação na Baía de...

SSP inicia implantação das câmeras corporais nas Forças da Segurança da Bahia

As câmeras corporais operacionais começam a ser implantadas nas fardas dos agentes das Forças de Segurança da Bahia, nesta terça-feira (7), pela Secretaria de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

TEMPO RUIM: Travessia Salvador-Mar Grande segue suspensa

A Travessia Salvador-Mar Grande continua suspensa, nesta terça-feira (07/05), por conta ainda do mau tempo e das condições adversas...
Fundação Jose Silveira

TEMPO RUIM: Travessia Salvador-Mar Grande segue suspensa

A Travessia Salvador-Mar Grande continua suspensa, nesta terça-feira (07/05), por conta ainda do mau tempo e das condições adversas...

SSP inicia implantação das câmeras corporais nas Forças da Segurança da Bahia

As câmeras corporais operacionais começam a ser implantadas nas fardas dos agentes das Forças de Segurança da Bahia, nesta...

Salvador ganha nova área de lazer e convivência na Pituba

A Prefeitura entregou mais uma área pública transformada na capital, possibilitando que seja um espaço de lazer e convivência...

Governo prepara linha de crédito para famílias no Rio Grande do Sul

As famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul poderão receber uma linha de crédito especial para a...