Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Feriado de Corpus Christi movimenta os principais aeroportos do país

O feriado prolongado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (16), deve impulsionar o movimento nos aeroportos de todo o país, segundo projeções de concessionárias e da Infraero, que administra 17 terminais públicos.

No Rio de Janeiro, o Aeroporto Internacional do Galeão estima uma movimentação de 76.125 mil passageiros nos próximos quatro dias, o que representa aumento de 280% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os dias 15 e 20 de junho, estão previstos um total de 455 voos no maior terminal fluminense.

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o maior da América do Sul, informou que estão previstos 519 mil passageiros em voos nacionais e internacionais, entre os dias 15 e 20 de junho. Os destinos nacionais mais procurados são Porto Alegre, Recife e Curitiba. Dentre os destinos internacionais mais buscados, estão Buenos Aires, Madrid e Miami.

A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, estima que cerca de 165 mil passageiros passem pelo terminal brasiliense de 15 a 20 de junho. A expectativa é que o movimento deste feriado seja 20% superior ao mesmo feriado estendido de 2021. A movimentação aérea prevista para o período é de 1.341 pousos e decolagens.

Para atender a demanda, seis voos extras foram adicionados à malha aérea do Distrito Federal. Os dias com maior concentração de voos serão nesta quarta-feira (17), e na segunda-feira (20). A concessionária calcula que nestes dias de maior movimento circulem pelo terminal brasiliense uma média diária de 33 mil passageiros. Os maiores fluxos estão concentrados nos horários entre 7h e 10h e das 19h às 22h.

Os voos nacionais mais procurados partindo de Brasília são para: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador. As rotas diretas da capital federal para o exterior também devem movimentar a área internacional do aeroporto neste feriado. Os destinos operados diretos de Brasília são para Miami, Orlando, Lisboa, Panamá, Cancun e Buenos Aires.

Um total de 7,3 mil pessoas devem viajar para o exterior neste feriadão. A concessionária orienta os passageiros a chegarem no aeroporto com pelo menos duas horas de antecedência e lembra que vem mantendo todas as medidas sanitárias contra a covid-19, incluindo o uso obrigatório de máscaras em salas de embarque e nas aeronaves, por determinação em vigor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Cerca de 150 mil pessoas são esperadas de 15 a 20 de junho, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins. O número é 66% superior à movimentação registrada no ano passado, que foi de 90 mil passageiros.

Segundo a concessionária BH Airport, que administra o principal terminal de Minas Gerais, a Azul Linhas Aéreas planeja 48 voos extras nos próximos cinco dias, incluindo Guarulhos, Viracopos e Congonhas, em São Paulo; Cabo Frio, no Rio de Janeiro; Porto Seguro, Salvador e Guanambi, na Bahia; Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia e Ipatinga, em Minas; Vitória, no Espírito Santo; Maceió, em Alagoas; e Natal, no Rio Grande do Norte. O planejamento da Gol inclui 11 voos extras para Congonhas, Porto Seguro, Maceió e Natal.

“As projeções sinalizam o aumento na variação do número de voos entre 2021 e 2022, demonstrando um cenário favorável para a retomada após o momento crítico da pandemia”, avalia o diretor de Operações e Infraestrutura da BH Airport, Herlichy Bastos. “Considerando a movimentação histórica registrada este ano, o número de passageiros nas partidas internacionais tem sido superior aos das chegadas”, acrescenta.

Infraero

Os 17 aeroportos administrados pela estatal Infraero devem receber 625.204 passageiros, no período de 15 a 20 de junho. O número é 137% maior que o movimento do ano passado, quando 263.279 pessoas embarcaram e desembarcaram nestes terminais, entre os dias 2 e 7 de junho, momento em que a segunda onda de covid-19 ainda se abatia sobre o país. Estão previstos também 4.595 pousos e decolagens no período, 112% a mais que os 2.169 voos realizados em 2021.

A projeção foi elaborada a partir das programações informadas pelas empresas aéreas e comparou o estimado para 2022 com o mesmo feriado de 2021. No Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, estão previstos mais de 1,4 mil voos e circulação de 187.101 passageiros.

Já no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, também administrado pela Infraero, são esperados 2.206 voos e uma movimentação de mais de 321 mil passageiros. Este é o segundo terminal mais movimentado do país, atrás apenas de Guarulhos.

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia aérea podem ser consultadas nas orientações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A página traz informações sobre oferta e compra de passagem, documentos para embarque, orientações em caso de atraso, cancelamento e preterição, acessibilidade, entre outras.

Mais de 215 mil pessoas vão trabalhar no Concurso Nacional Unificado

No próximo domingo (5/5) serão aplicadas as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Ao todo, cerca de 215 mil colaboradores, o que representa,...

“Lua promovida a irmã mais velha”: Viih Tube e Eliezer anuncia segunda gravidez

Os influenciadores e ex-BBBs Viih Tube e Eliezer anunciaram, na manhã desta segunda-feira (29/04), que estão à espera de seu segundo filho. A declaração...

Mais de 215 mil pessoas vão trabalhar no Concurso Nacional Unificado

No próximo domingo (5/5) serão aplicadas as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Ao todo, cerca de 215...
Fundação Jose Silveira

Mais de 215 mil pessoas vão trabalhar no Concurso Nacional Unificado

No próximo domingo (5/5) serão aplicadas as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Ao todo, cerca de 215...

“Lua promovida a irmã mais velha”: Viih Tube e Eliezer anuncia segunda gravidez

Os influenciadores e ex-BBBs Viih Tube e Eliezer anunciaram, na manhã desta segunda-feira (29/04), que estão à espera de...

SEM AVISO! Rodoviários fazem ‘paralisação surpresa’ na entrada da Estação da Lapa

Rodoviários fecharam a entrada da Estação da Lapa e fazem uma ‘paralisação surpresa’, na manhã desta segunda-feira (29/04). Eles...

Semob passa a oferecer atendimento on-line através do Salvador Digital

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), através da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), passa a integrar nesta segunda-feira (29)...