Violência cresce nas pequenas cidades da Bahia e PM vai mudar uniforme da tropa

José Carlos Teixeira*

Das 30 cidades mais violentas do país, cinco estão na Bahia. É o que revelam dados inéditos divulgados no final do mês passado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Até aí, nenhuma grande novidade. Afinal, a Bahia segue liderando o ranking nacional das chamadas mortes violentas intencionais (homicídios dolosos, latrocínios, feminicídios e casos de lesões corporais seguidas de morte, bem como as mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço ou fora dele).

A novidade apontada neste recente estudo é o crescimento da violência em pequenos municípios, com predomínio rural, longe das guerras entre facções criminosas, até então mais comuns na capital e nas cidades maiores.

O estudo mostrou que 30 municípios brasileiros registraram uma média móvel superior a 100 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes – um parâmetro usado internacionalmente – entre 2019 e 2021.

Da Bahia, entraram na lista as seguintes cidades, todas da Região Sul do Estado: Aurelino Leal (com uma taxa de 144,2 homicídios para cada 100 mil habitantes), Jussari (120,9), Itaju do Colônia (111), Wenceslau Guimarães (103,3) e Santa Cruz Cabrália (102,6).

A taxa média da Bahia, em 2021, foi de 44,9 mortes para cada 100 mil habitantes – praticamente a mesma do ano anterior, que foi de 44,8. Salvador, que ocupa a segunda posição entre as capitais, registrou uma taxa de 55,6 mortes violentas para cada 100 mil habitantes, no ano passado.

A expansão da violência para as pequenas cidades evidencia o fracasso da política estadual de segurança pública, baseada no confronto e centralizada na capital e nas cidades maiores.

Nas pequenas cidades, onde praticamente não há contingente policial – e, quando há, a polícia só consegue se mover se contar com a ajuda das prefeituras para a gasolina, por exemplo –, o tráfico de drogas está se sentindo livre para se estabelecer. Com as drogas e os traficantes, vem a violência. Simples assim.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia, porém, contestou os dados divulgados pelo Fórum, argumentando que o ranking apresenta uma realidade distorcida, já que as cidades analisadas possuem populações pequenas, o que impacta no cálculo da taxa por 100 mil habitantes. E garantiu: o número de mortes vem caindo na Bahia.

Ah, dias antes da divulgação do estudo pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, reuniu-se com um grupo de oficiais para discutir mudanças nos uniformes da corporação. Parece que agora vai…

*José Carlos Teixeira é jornalista, graduado em comunicação social pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em marketing político pela Universidade Católica do Salvador.

Prazo para mototaxistas de Salvador atualizarem dados cadastrais termina nesta sexta (4)

Mototaxistas que atuam na capital baiana têm até esta sexta-feira (4) para atualizar os dados cadastrais junto à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Para...

Zoo recebe 67 mil visitantes no primeiro mês após reabertura

O Parque Zoobotânico da Bahia, referência na conservação da fauna silvestre e na educação ambiental, recebeu mais de 67 mil visitantes no primeiro mês...
Fundação Jose Silveira

Prazo para mototaxistas de Salvador atualizarem dados cadastrais termina nesta sexta (4)

Mototaxistas que atuam na capital baiana têm até esta sexta-feira (4) para atualizar os dados cadastrais junto à Secretaria...
Fundação Jose Silveira

Prazo para mototaxistas de Salvador atualizarem dados cadastrais termina nesta sexta (4)

Mototaxistas que atuam na capital baiana têm até esta sexta-feira (4) para atualizar os dados cadastrais junto à Secretaria...

Zoo recebe 67 mil visitantes no primeiro mês após reabertura

O Parque Zoobotânico da Bahia, referência na conservação da fauna silvestre e na educação ambiental, recebeu mais de 67...

Butantan se prepara para testar vacina contra gripe aviária em humanos

O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, vai iniciar os testes, em...

CNU 2025 tem mais de 100 mil inscritos em menos de 24 horas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) contabilizou 100.070 inscritos na segunda edição do Concurso...