Jerônimo fica irritado ao ser questionado por jornalista sobre Bahia ter a pior Educação do Brasil

O candidato do PT ao Governo do Estado, Jerônimo Rodrigues, ficou nervoso ao ser questionado pelo jornalista Silvana Oliveira, da rádio Sociedade, sobre os índices de Educação na Bahia, considerado o pior do Brasil pelo IDEB, que é o índice nacional que mede a qualidade da Educação. Jerônimo foi secretário de Educação.

Em um determinado momento da sabatina, Jerônimo interrompe Silvana e pede para concluir. Nesse momento o clima fica tenso e Silvana diz que Jerônimo está sendo grosseiro.

Na última semana, a chapa liderada pelo candidato governo entrou na Justiça para contestar a afirmação de que a Bahia é último lugar no IDEB e assim permaneceu durante sua gestão como secretário estadual da Educação. A ação foi movida contra a propaganda proporcional da coligação “Pra Mudar a Bahia”, dos deputados aliados ao candidato a governador ACM Neto (União Brasil). 

O dado, porém, é fato verificável no site do IDEB. Ao abrir ideb.inep.gov.br e clicar: Bahia, rede estadual, Ensino Médio, a tabela mostra nota 3,2 para o ano de 2019, em avaliação referente ao mesmo ano e divulgada em 15 de setembro. Em Nota Informativa disponível na mesma página, o IDEB informa que “os dados são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do SAEB 2019 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2019. 

Nesse período, Jerônimo Rodrigues já era o secretário da Educação, tendo tomado posse em 1º de fevereiro, permanecendo no cargo até 31 de março de 2022, quando se desincompatibilizou para ser candidato a governador.  A nota 3,2 é a menor entre todos os estados brasileiros, colocando a Bahia como o pior IDEB do Brasil, empatada com o Amapá, Pará e Rio Grande do Norte.
 
Além do IDEB, a gestão de Jerônimo foi marcada por outro indicador grave referente à qualidade do ensino. A Bahia tirou nota zero no estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas entre março e outubro de 2020, quando a pandemia obrigou o fechamento das escolas. Jerônimo Rodrigues foi o único secretário da Educação que não apresentou nenhum plano de ensino remoto para os alunos do Ensino Médio, o que implica, segundo a FGV, que “os estudantes ficaram sem aulas durante o período inteiro”.

Desmatamento na Amazônia cresce 8,4% e incêndios disparam 245% em 2025, aponta Inpe

A área sob alerta de desmatamento na Amazônia de agosto de 2024 a junho de 2025 aumentou 8,4%, tendo alcançado 3.959 km² em comparação...

Alvo da Operação Falsas Promessas, empresário FJ é solto

O empresário Francisco Souza Braga Júnior, mais conhecido como Francisco Júnior ou FJ, foi solto nesta terça-feira (15/07), após decisão favorável da Justiça. Ele...
Fundação Jose Silveira

Desmatamento na Amazônia cresce 8,4% e incêndios disparam 245% em 2025, aponta Inpe

A área sob alerta de desmatamento na Amazônia de agosto de 2024 a junho de 2025 aumentou 8,4%, tendo...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Desmatamento na Amazônia cresce 8,4% e incêndios disparam 245% em 2025, aponta Inpe

A área sob alerta de desmatamento na Amazônia de agosto de 2024 a junho de 2025 aumentou 8,4%, tendo...

Alvo da Operação Falsas Promessas, empresário FJ é solto

O empresário Francisco Souza Braga Júnior, mais conhecido como Francisco Júnior ou FJ, foi solto nesta terça-feira (15/07), após...

SUL-AMERICANA: Bahia esbarra na catimba colombiana e empata na Fonte

O Bahia até que jogou bem e tentou até o final o triunfo diante do América de Cali, nesta...

Governo do Estado promove agenda para fortalecimento do SUAS durante semana comemorativa pelos 20 anos do sistema

Na semana em que o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) celebra 20 anos de existência, o Governo do...