Flávio Dino determina inquérito para apurar genocídio em território Yanomami

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, vai determinar abertura de inquérito policial para apurar o crime de genocídio e crimes ambientais na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Dino integrou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve hoje (21) em Boa Vista e viu de perto a crise sanitária que atinge os indígenas, vítimas de desnutrição e outras doenças.

A partir de segunda-feira (23), a Polícia Federal estará à frente das investigações para apurar as responsabilidades pela situação dos indígenas. Para Dino, “há fortes indícios de crime de genocídio” diante dos “sofrimentos criminosos impostos aos yanomami”.

A terra indígena Yanomami é a maior do país, em extensão territorial, e sofre com a invasão de garimpeiros. A contaminação da terra e da água pelo mercúrio utilizado no garimpo impacta na disponibilidade de alimento nas comunidades.

A situação de contaminação e fome já levou à morte 570 crianças nos últimos anos, sendo que 505 tinham menos de 1 ano. Além disso, em 2022 foram confirmados 11.530 casos de malária na região do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami. As faixas etárias mais afetadas estão entre os maiores de 50 anos, seguidas pelas faixas de 18 a 49 anos e de 5 a 11 anos.

Em entrevista à imprensa, Lula se comprometeu a combater as ilegalidades nas terras indígenas e criticou o governo anterior pela desatenção aos povos da região.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara também cobrou responsabilização. “Nós viemos aqui nessa comitiva para constatar essa situação e também tomar todas as medidas cabíveis para a gente resolver esse problema. Precisamos responsabilizar a gestão anterior por ter permitido que essa situação se agravasse ao ponto de chegar aqui e a gente encontrar adultos com peso de criança e crianças numa situação de pele e osso”, disse em entrevista à imprensa.

Além de Dino e Guajajara, integraram a comitiva os ministros da Saúde, Nisia Trindade; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; Secretaria-Geral da Presidência, Marcio Macêdo; e do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias, além da primeira-dama Janja Silva, entre outras autoridades.

OLHA O CORAÇÃO! Torcedor do Vitória enlouquece após virada contra Vasco no Barradão

O Vitória ganhou do Vasco da Gama de virada, por 2 a 1, na noite deste sábado (10/05), no estádio do Barradão, e deixou...

FRAUDE DO INSS: Nenhum aposentado terá prejuízo, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que nenhum aposentado ou pensionista será prejudicado em razão dos descontos não autorizados de mensalidades associativas...
Pefeitura Municipal de Salvador

OLHA O CORAÇÃO! Torcedor do Vitória enlouquece após virada contra Vasco no Barradão

O Vitória ganhou do Vasco da Gama de virada, por 2 a 1, na noite deste sábado (10/05), no...
Fundação Jose Silveira

Ex-vereador é morto a tiros na zona rural de Ipirá

O ex-vereador de Ipirá, Almir de Souza Oliveira, de 46 anos, conhecido como Miranda do São Roque, foi assassinado...

Acidente entre moto e carro deixa dois feridos no limite de Conceição do Almeida e São Felipe

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde deste domingo (11/05), na localidade da Madalena, situada no limite...

Se sente inchada? Especialistas aconselham que beba este tipo de chá

O inchaço é um dos principais sinais de que algo não vai bem no sistema digestivo, segundo a médica...

Programa Empreender é Com Elas leva mães atípicas a expor e comercializar produtos no mês das mães

Para celebrar o Dia das Mães, comemorado no domingo (11), as mães atípicas que participam do programa Empreender é...