Fim do Foro Privilegiado, Lei de Migração e Uber devem marcar semana no Senado

Alguns temas devem movimentar a pauta de votações do Senado após uma semana fraca, em que o quórum da Casa esteve esvaziado em razão do feriado da semana santa e da divulgação da lista de políticos que serão investigados por determinação do Supremo Tribunal Federal.

Uma das principais matérias que são aguardadas para a próxima semana é a Proposta de Emenda à Constituição que acaba com o foro especial por prerrogativa de função. O texto já passou por quatro sessões de discussão no plenário do Senado, mas retornou para receber parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Casa por ter sido apensado a outra PEC sobre o mesmo tema. Há a expectativa de que a proposta seja votada na quarta-feira, após a leitura do parecer do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Lei de Migração

No plenário, os senadores podem aprovar o projeto de lei que trata sobre novas regras para migrantes no país. A proposta define os direitos e os deveres do migrante e do visitante no Brasil; regula a entrada e a permanência de estrangeiros; e estabelece normas de proteção ao brasileiro no exterior.

O projeto estabelece, entre outros pontos, punição para o traficante de pessoas, ao tipificar como crime a ação de quem promove a entrada ilegal de estrangeiros em território nacional ou de brasileiro em país estrangeiro. E concede ainda anistia na forma de residência permanente aos imigrantes que, se ingressados no Brasil até 6 de julho de 2016, façam o pedido até um ano após o início de vigência da lei, independentemente da situação migratória anterior.

A matéria é originária do Senado, já passou pela Câmara, onde recebeu um substitutivo, e agora passa pela revisão final dos senadores. Se for aprovado, o projeto seguirá para sanção do presidente Michel Temer.

Uber

Outro tema aguardado para a próxima semana no Senado é o Projeto de Lei 5587/16, que trata da regulamentação de serviços de transporte remunerado individual por meio de aplicativos, como o Uber e o Cabify. O texto determina uma série de exigências para que esse tipo de serviço possa funcionar, incluindo uma autorização prévia das prefeituras.

A matéria, que provocou protestos por parte de motoristas desses aplicativos em Brasília, é polêmica. Alguns senadores já se manifestaram considerando que, na forma como está, o texto deixará esse tipo de serviço muito parecido ao dos táxis ().

TIROTEIO E CORRERIA: Suspeitos de triplo homicídio em festa são mortos pela polícia em Barreiras

Dois homens apontados como autores do assassinato de três pessoas durante uma festa em uma chácara de Barreiras, no oeste da Bahia, morreram em...

Refis do IPVA inclui desconto de 95% em multas e acréscimos

Boa notícia para os cerca de 500 mil proprietários de veículos em débito com o IPVA na Bahia, dos quais 289 mil são motociclistas:...
Fundação Jose Silveira

TIROTEIO E CORRERIA: Suspeitos de triplo homicídio em festa são mortos pela polícia em Barreiras

Dois homens apontados como autores do assassinato de três pessoas durante uma festa em uma chácara de Barreiras, no...

TIROTEIO E CORRERIA: Suspeitos de triplo homicídio em festa são mortos pela polícia em Barreiras

Dois homens apontados como autores do assassinato de três pessoas durante uma festa em uma chácara de Barreiras, no...

Refis do IPVA inclui desconto de 95% em multas e acréscimos

Boa notícia para os cerca de 500 mil proprietários de veículos em débito com o IPVA na Bahia, dos...

MORRO DO CHAPÉU: Operação policial derruba quadrilha ligada a mais de 100 mil pés de maconha na Bahia

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quinta-feira (21/08), uma operação pesada contra o tráfico de drogas em Morro...

Participantes da Conferência Internacional Distritos Criativos visitam espaços de economia criativa em Salvador

A Conferência Internacional Distritos Criativos teve início na última quarta-feira (20), em Salvador, com programação diversa e uma visita...