Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Auditoria revela que Agerba deixou de fiscalizar pedágio da Bahia Norte

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) revelou que a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) deixou de cumprir suas obrigações quanto à fiscalização de bens, equipamentos e concessões sob os quais tem responsabilidade legal.

O assunto veio à tona a partir do pronunciamento do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), líder da bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), durante a sessão plenária desta terça-feira (26).

De acordo com a análise técnica do TCE-BA referente ao exercício de 2021, a Agerba não fiscaliza a concessão da BA-093 que está sob responsabilidade da empresa Bahia Norte, embora continue a haver cobrança de pedágio. O principal item é a “inação da Agerba em relação à não conclusão da duplicação dos trechos referentes aos km 0 e 3, da Rodovia BA-093, em desatendimento ao estipulado em contrato”, diz o TCE.

“É uma agência que foi criada para regular, fiscalizar, mas não cumpre esse papel. Uma agência grande, poderosa, com orçamento. A gente precisa saber porque ela é tão intensa para fiscalizar os topiqueiros, os donos de vans, mas não fiscaliza as grandes empresas que vêm durante anos fazendo o que querem. Já tem metade do contrato vencido e ela não toma uma providência”, denunciou Alan Sanches.

A obra deveria ser concluída em 2013, três anos após o início da concessão, mas segue sem previsão, o que levou os técnicos a recomendarem a desaprovação das contas. Depois de verificarem a situação in loco, em julho de 2022, os auditores registraram que “tal situação gera desequilíbrio econômico-financeiro do contrato em favor da Concessionária, representando a aferição de ganhos indevidos pelo parceiro privado”, além do “impacto gerado no usuário do serviço, que paga o valor da tarifa sem usufruir os benefícios esperados”.

“Espero que agora, com o indicativo de desaprovação das contas, a Agerba possa trazer uma resposta para a população”, pontuou Alan Sanches.

Além da inação quanto às obras de duplicação, a Agerba também não fez acompanhamento dos relatórios que a Bahia Norte deveria apresentar regularmente, “acarretando em falta de transparência e deixando os usuários desinformados acerca das condições de tráfego”, sinalizou o TCE-BA.

Funceb vai contemplar artistas literários da Bahia com premiações de R$ 20 mil

Estão abertas as inscrições, até 2 de junho, para o edital Circulações Literárias da Bahia, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade...

Estação BRT Pedrinhas passa a funcionar a partir de amanhã

A partir deste sábado (1°), os usuários do sistema BRT Salvador vão contar com mais um terminal no trecho 2. A Estação BRT Pedrinhas...
Prefeitura Porto Seguro

Funceb vai contemplar artistas literários da Bahia com premiações de R$ 20 mil

Estão abertas as inscrições, até 2 de junho, para o edital Circulações Literárias da Bahia, promovido pela Fundação Cultural...

Criança de 2 anos morre em Juazeiro após ingerir bebida alcoólica

Uma criança de apenas 2 anos morreu depois de ingerir acidentalmente bebida alcoólica. O caso aconteceu na sexta-feira (31/05),...

Liga das Nações: Brasil arranca vitória diante da Itália e segue 100%

Uma vitória com gosto de superação. A seleção brasileira feminina de vôlei travou uma batalha de tirar o fôlego...

TIME DE SÉRIE B: Vitoria perde em casa para o fraco Atlético de Goiás

O Vitória perdeu dentro de casa para o fraco time do Atlético de Goiás, neste sábado (01/06), no...

Número de mortes em desastre climático no RS sobre para 171

O número de mortos em decorrência das fortes chuvas, enchentes e enxurradas que atingem o Rio Grande do Sul...