Os ônibus do transporte público de Salvador deixaram de circular no bairro de Santa Mônica na manhã desta quinta-feira (28/09), após um tiroteio que resultou na morte de dois policiais na noite dessa quarta-feira (27/09). Dois criminosos também morreram na ocorrência.
A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Rodoviários. Uma reunião entre os rodoviários e o batalhão de polícia da área deve ser realizada nas próximas horas.
O caso:
Como noticiado pelo Informe Baiano, uma viatura despadronizada com uma equipe do Serviço de Inteligência do Batalhão Gêmeos fazia monitoramento de roubos a coletivos na região da Avenida San Martins, quando percebeu um veículo, de cor branca, em atitude suspeita. Os policiais acompanharam o veículo e solicitaram apoio de uma guarnição padronizada do próprio Batalhão para realizar a abordagem.
A viatura que chegou no apoio conseguiu localizar o veículo suspeito, que colidiu no fundo de um ônibus coletivo na ladeira do IAPI. O motorista de aplicativo afirmou que havia sido vítima de assalto. Os dois bandidos fugiram em direções diferentes. Sendo assim, uma guarnição da equipe padronizada perseguiu um bandido por um lado e soldado Marcelo, que estava sem farda, foi em busca do outro criminoso.
O soldado Marcelo Santana encontrou o indivíduo em um bar localizado na Rua Astrogildo Sepúlveda, onde também se encontrava o outro policial militar, Anderson Machado, que era lotado no Batalhão de Guardas e trabalhava no posto judiciário do Sieiro.
Anderson estava de folga e ao avistar o agente Marcelo falando para o indivíduo se render, achou que tratava-se de um assalto. Anderson teria sacado a arma e iniciou uma troca de tiros, sendo os três atingidos.
Marcelo morreu no Hospital Geral do Estado (HGE) e Anderson no Hospital Ernesto Simões. Já o bandido, que estava com uma tornozeleira eletrônica, morreu no local da ocorrência.