Já começou a chover em Salvador e a previsão é de que esse cenário continue por toda a semana. De acordo com dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal (Cemadec), a partir desta terça-feira (23) até sábado (27), a previsão meteorológica é de céu nublado e chuvas moderadas na capital baiana.
A chuva é causada pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que está em Salvador. As temperaturas devem variar entre 24º e 31º.
Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil, de forma gratuita, pelo telefone 199.
No Sábado, a Codesal realizou alguns simulados para que a população saiba onde ir em caso de desastres. A capacitação envolveu práticas como acionamento de sirene, evacuação através de rotas seguras e acolhimento em abrigos para a população. As primeiras regiões beneficiadas foram Voluntários da Pátria, no Lobato, e também Vila Picasso, em Capelinha de São Caetano.
Nesta segunda-feira (22), a comitiva teve o apoio do prefeito Bruno Reis (DEM) em uma visita técnica em áreas de risco de deslizamento de terra na comunidade do Mamede, em Alto da Terezinha, no Subúrbio de Salvador. Diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, reforçou que as vistorias técnicas ocorrem como medidas preventivas frente ao risco geológico de determinadas localidades da cidade, sobretudo naquelas que abrigam moradias próximas a encostas.