Cerca de 150 gatos estão vivendo em uma área do bairro de Stella Maris, gerando inúmeros problemas para os moradores, que pedem a castração urgente dos animais. Para completar, cerca de 10 animais foram abandonados em um terreno essa semana. O local virou uma ‘colônia de gatos’.
Os felinos circulam livremente pelas ruas, resultando em frequentes atropelamentos e mortes por doenças, devido à falta de assistência. Duas moradoras, por iniciativa própria, castraram alguns gatos, mas o esforço não foi suficiente para conter a reprodução. Além disso, os gatos invadem condomínios, casas e até restaurantes em busca de comida.
Em nota, a Secis informou estar ciente do abandono de animais em Stella Maris e reforçou que abandonar animais é crime, conforme a Lei Federal 9.605 de 1998. A secretaria enfatizou a importância da participação da sociedade, sugerindo que a comunidade registre boletins de ocorrência na Polícia Civil para coibir novos abandonos.
Em abril deste ano, gatos de uma área na orla de Piatã foram removidos pelo Centro de Controle de Zoonoses para um abrigo, após uma determinação judicial atendendo a uma ação civil pública do Ministério Público da Bahia. A decisão também obrigou a Prefeitura de Salvador a retirar detritos e restos alimentícios para evitar degradação ambiental e riscos à saúde pública, conforme o Código Sanitário do município.
No ano passado, câmeras de monitoramento foram instaladas em Piatã para inibir abandonos, e em julho de 2021, um incêndio atingiu a colônia, que abrigava cerca de 300 gatos. Durante o incêndio, 35 filhotes foram resgatados. Abandonar animais é crime, sujeito a detenção de três meses a um ano e multa, conforme o artigo 32 da Lei Federal nº 9605.