Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Gorverno do Estado da Bahia

Cortes de orçamento levam ANP a reduzir coletas semanais de preços

Os cortes orçamentários levaram a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a reduzir a abrangência da pesquisa do Levantamento de Preços de Combustíveis (LPC). Em nota divulgada nesta segunda-feira (1º), a agência reguladora informa ter publicado hoje termo aditivo com a empresa que executa o serviço. “A medida visa tornar o valor do contrato compatível com os cortes orçamentários sofridos recentemente pela ANP”, diz a nota.

Conforme a ANP, o levantamento coleta preços em 10.920 postos revendedores de combustíveis automotivos ou de GLP (gás de cozinha), distribuídos por 459 cidades. De acordo com o termo aditivo, a partir deste mês, “as coletas semanais serão reduzidas para 6.255 (-43%), e a abrangência geográfica será de 358 cidades para combustíveis automotivos, das quais 92 cidades também terão pesquisa para o GLP”, informou.

A escolha das localidades que estarão de fora do levantamento, segundo a ANP, “considerou alguns critérios, buscando minimizar os impactos negativos decorrentes das perdas de unidades amostrais e localidades pesquisadas”, indicou.

A agência reguladora acrescentou que todas as capitais permaneceram no LPC e que, nas outras localidades, “foram considerados, em especial, os volumes comercializados, para manutenção da representatividade da coleta”.

A ANP informou ainda que o termo aditivo também prevê o restabelecimento parcial da abrangência do LPC a partir de janeiro de 2025. Conforme o contrato, a pesquisa passará a ser feita em 417 localidades, com um total de 8.988 coletas semanais.

Esta não foi a primeira redução. A ANP informou que entre, 2003 e 2007, o LPC coletou preços de 22.880 postos revendedores em 555 cidades, ressaltando que, em virtude de recorrentes cortes em seu orçamento, vem promovendo a sistemática redução de sua abrangência e representatividade, gerando perda de informações disponibilizadas à sociedade.

A redução de agora segue a Resolução de Diretoria da ANP nº 419/2024, que trata de termos aditivos de supressão contratual decorrentes das restrições orçamentárias impostas pela Portaria GM/MPO nº 63, de 8 de março de 2024.

Mais informações sobre as localidades suprimidas e as pesquisadas, bem como a quantidades de amostras coletadas, podem ser obtidas neste endereço.

14º PARTIDO: Ligado a deputado do PT, AGIR36 fecha com Bruno Reis

O partido AGIR36, que é ligado ao deputado petista Júnior Muniz, fechou acordo para apoiar a reeleição do prefeito Bruno Reis (União Brasil). Conforme...

Semob promove visita guiada no BRT Lapa com pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) promoveu uma visita guiada com pessoas com deficiência (PCDs), convidadas tanto da sociedade civil quanto da própria Prefeitura,...

14º PARTIDO: Ligado a deputado do PT, AGIR36 fecha com Bruno Reis

O partido AGIR36, que é ligado ao deputado petista Júnior Muniz, fechou acordo para apoiar a reeleição do prefeito...
Fundação Jose Silveira

14º PARTIDO: Ligado a deputado do PT, AGIR36 fecha com Bruno Reis

O partido AGIR36, que é ligado ao deputado petista Júnior Muniz, fechou acordo para apoiar a reeleição do prefeito...

Semob promove visita guiada no BRT Lapa com pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) promoveu uma visita guiada com pessoas com deficiência (PCDs), convidadas tanto da sociedade...

NA CARA DE LULA! Aluna cobra conclusão de obra de universidade durante inauguração

O presidente Lula (PT) inaugurou o novo campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na manhã desta sexta-feira...

Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,4 bilhões de valores a receber

Os brasileiros ainda não sacaram R$ 8,4 bilhões em recursos esquecidos no sistema financeiro até o fim de maio,...