O idoso Jorge Luiz Moreira, de 70 anos, morreu no final da manhã desta segunda-feira (27/8), enquanto aguardava atendimento na sede do Cadastro Único, no bairro do Comércio, em Salvador.
Em vídeos enviados por leitores do Informe Baiano, é possível ver o idoso sendo socorrido por pessoas que estavam no local. As testemunhas informaram que nenhum funcionário do estabelecimento apareceu para ajudar o homem, mesmo após terem sido informados de que ele estava passando mal.
O IB entrou em contato com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), responsável pelos postos do CadÚnico, e foi informado que o homem “chegou para atendimento no CadÚnico já apresentando mal-estar. Assim que os técnicos verificaram a situação, o conduziram para um local reservado, para que fosse atendido de maneira eficiente e respeitosa.”
A assessoria da pasta também disse que a equipe do SAMU “foi acionada e de imediato realizou os procedimentos necessários. Constatado o óbito, o corpo do idoso, bem como seus acompanhantes, foram encaminhados para a UPA dos Barris, onde continuam sendo assistidos por equipe socioassistencial.”
Leia a nota na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) comunica que o idoso Jorge Luiz Moreira (70 anos) chegou para atendimento, no Cadúnico, já apresentando mal estar. Assim que os técnico verificaram a situação, o conduziram para um local reservado, para que fosse atendido de maneira eficiente e respeitosa.
A pasta informa, ainda, que a equipe do SAMU também foi acionada e de imediato realizou os procedimentos necessários. Constatado o óbito, o corpo do idoso, bem como seus acompanhantes, foram encaminhados para a UPA dos Barris, onde continuam sendo assistidos por equipe socioassistencial.
Sobre a estrutura de atendimento, a pasta comunica que a demanda aumentou esta semana, pois dia 31 de agosto é o último prazo para atualização do Cadúnico, apenas para cerca de seis mil pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), idosos e pessoas com deficiência, convocados pelo Governo Federal, sendo esta uma exigência do programa.
Por isso, para estes atendimentos, a Sempre, disponibiliza mais de 300 funcionários, na sede do serviço, onde é ofertado desjejum, e em outras 34 unidades como os CRAS, Prefeitura-Bairro e postos descentralizados, e ressalta que mais de duas mil visitas domiciliares já foram realizadas para fazer o recadastramento do público prioritário.
Também como forma de ampliar o atendimento um mutirão foi feito em 12 postos, no sábado (24) e domingo (25), resultando em cerca de dois mil atendimentos.”