O meio-campista brasileiro Júlio Romão é o mais novo reforço do Ferencváros, clube mais tradicional do futebol da Hungria. Com passagens por equipes como Athletico Paranaense e Ponte Preta na base, ele não jogou profissionalmente no Brasil, mas se destacou em times menores na Europa.
Vale destacar que plataformas como a Superbet Apostas devem refletir essa movimentação, afinal, é uma equipe que sempre está em alta no país, além de também disputar competições internacionais. Jogue com responsabilidade.
Atualmente, o Ferencváros está na segunda posição do Campeonato Húngaro com 36 pontos e disputa a Liga Europa, onde sonha em surpreender e ir o mais longe possível.
Quem é Júlio Romão?
Júlio Romão passou por Duque de Caxias, Boavista e Goiás nas categorias de base, até chegar ao Athletico Paranaense em 2016, para o Sub-20. Ele ficou no clube até 2018, mudando para a Ponte Preta Sub-23 no ano seguinte.
Sem jogar profissionalmente no Brasil, o jogador chegou ao futebol português em 2020/21, onde defendeu o Santa Clara. Foram 27 jogos pela equipe, chamando a atenção do Qarabag, do Azerbaijão.
Pela equipe, foram 120 jogos, tornando-se bicampeão da Liga do Azerbaijão nas temporadas 2022/23 e 2023/24, além de conquistar a Copa do Azerbaijão na temporada 2023/24.
“Avalio a minha passagem pelo Qarabag como uma passagem de sucesso. Pude ajudar a equipe com títulos, conquistando os objetivos traçados”, destacou Júlio Romão, em entrevista ao TNT.
Em seu novo clube, Romão agora tem a companhia de mais dois brasileiros: o zagueiro Raul Gustavo, ex-Corinthians, e o atacante Matheus Saldanha, ex-Bahia.
“Esse novo desafio é importante para minha carreira. Acredito que dei um bom passo vindo para cá. Espero poder ajudar a equipe da melhor maneira possível dando o melhor de mim todos os dias”, completou o jogador.
Outros brasileiros que passaram pelo Ferencváros
Alex Arruda, ex-Vasco, foi o primeiro brasileiro a vestir a camisa do Ferencváros. Em 2000 e 2001, ele foi emprestado pelo Serrano, de Petrópolis. Após isso, o time voltou a investir em brasileiros apenas na temporada 2011/12.
Foi quando chegou o volante Somália, que é o brasileiro de maior destaque no Ferencváros. Foram duas passagens, de 2011 até 2015, além de 2019 até 2022. No clube, ele conquistou sete títulos, com direito a quatro ligas, uma Supercopa e duas Taças da Hungria. Foram 163 jogos disputados, com 19 gols.
Em 2018/19, o atacante Isael chegou ao clube e ficou três temporadas. Foram 81 jogos pelo time e 13 gols anotados. Além disso, conquistou três títulos da Liga Húngara.
Outro brasileiro que defendeu a equipe foi Dhônata, de 2022/23 até 2023/24, mas sem muito sucesso, atuando mais pelo time B. Kady Borges é outro jogador brasileiro que passou pela equipe. Foram 26 jogos, três gols e cinco assistências, mesmo atuando apenas em meia temporada, em 2024/25.
Porém, quem também merece destaque é Marquinhos. O atacante ex-Atlético Mineiro chegou ao Ferencváros em 2020/21, disputou 92 partidas e anotou 15 gols, além de 10 assistências. Pelo clube ele conquistou quatro títulos.
Portanto, a equipe tem histórico de contar com brasileiros no esporte, a maioria desconhecida do futebol nacional, mas que conseguem desempenhar um bom papel em solo húngaro.