Uma nova fase da Operação Gatonet removeu 7,3 toneladas de cabos de telefonia e internet instalados de maneira irregular nos postes da Neoenergia Coelba. A ação, que foi realizada em cinco dias, ocorreu nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e no bairro de Itapuã, em Salvador.
A cidade em que foi removida a maior quantidade de cabos de Bom Jesus da Lapa, com 2,1 toneladas. Em seguida vieram Salvador (1,65 t), Ilhéus (1,42 t), Itabuna (1,29 t) e Barreiras (0,84 t). Na operação, a distribuidora também removeu cerca de 300 caixas de telecomunicações que estavam fora do padrão. Esses equipamentos são uma das principais causas de chamas em concentração.
“Nossos profissionais trabalharam mais de 300 postos em cinco dias de operação. É um trabalho incansável para tentar minimizar o impacto dessas empresas irregulares à população. Temos equipes controladas exclusivamente neste tipo de serviço, mas precisamos que a população também nos apoie e não contratem operadoras gatonet”, explicou o gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.
Para combater ocupações clandestinas de telefonia e internet, a distribuidora recomenda que a população não contrate o serviço de empresas que não possuem contrato para o compartilhamento de postagens. É possível verificar a lista completa dos fornecedores autorizados neste site.
O que é gatonet?
O Gatonet são as empresas que não possuem contrato para o compartilhamento de postagens, ou seja, não passam pelos critérios técnicos e de segurança e instalam os fios à revelação. Essas empresas causam emaranhados de fios nas cidades, podendo causar graves acidentes com a população e interrupções de energia. Além disso, a instalação de caixas irregulares nos postes provoca incêndios nas membranas devido à baixa qualidade do equipamento.