A Travessia Salvador-Mar Grande permanece sem operar neste domingo (4), após ter sido suspensa na última sexta-feira (2), às 5h30, por recomendação da Capitania dos Portos da Bahia. As condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos seguem desfavoráveis, impossibilitando a circulação segura das embarcações.
AAstramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) informa qie ainda não há previsão para a retomada do serviço. A entidade informa ainda que qualquer atualização sobre a situação será comunicada por meio de um novo boletim.
A travessia é o principal meio de transporte utilizado pelos moradores de Vera Cruz para chegar a Salvador, sendo também amplamente utilizada pela população de Itaparica, cidade vizinha, e de outros municípios próximos à Ilha de Itaparica.
Travessia Salvador-Morro de São Paulo opera com conexão
Em razão do mau tempo, a Travessia Salvador-Morro de São Paulo continua operando com conexão via Ilha de Itaparica, em sistema semi-terrestre. Com o trajeto marítimo direto (cerca de 60 km) temporariamente indisponível, os passageiros seguem de Salvador até Itaparica, onde embarcam em ônibus fornecidos pelas operadoras. De lá, são levados até a Ponta do Curral, em Valença, e completam o trajeto até o Morro de São Paulo em lanchas rápidas.
Os horários de saída de Salvador para o Morro de São Paulo são às 9h, 10h30 e 14h30. No sentido inverso, as partidas ocorrem às 11h30, 14h40 e 15h. O tempo total da viagem com conexão é de aproximadamente 3h20 — cerca de uma hora a mais que o trajeto direto.