Nesta terça-feira (06), em Brasília, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e 44 delegados eleitos pela sociedade representam a Bahia na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA), que este ano traz como tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”. Promovido pelo Governo Federal, o evento vai até 9 de maio e reúne gestores, especialistas e lideranças da sociedade civil de todos os estados do país, com o objetivo de debater estratégias e soluções voltadas à crise climática e ao fortalecimento das políticas ambientais.
Para o secretário da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins, este momento é decisivo para o futuro ambiental do Brasil e fortalece o protagonismo da Bahia. “A presença do nosso estado na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente reforça nosso compromisso com políticas públicas sustentáveis, inclusivas e que promovam justiça climática. Estamos levando propostas construídas coletivamente, ouvindo todos os setores da sociedade, para contribuir de forma efetiva com as decisões que vão moldar a transformação ecológica no país”, destacou o gestor da pasta ambiental.
A delegação baiana conta ainda com 44 delegados eleitos durante a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA), realizada em Salvador, que reuniu representantes da sociedade civil, do poder público (municipal e estadual) e do setor empresarial. São 44 com prerrogativa de voto, sendo 22 representantes da sociedade civil, 10 do poder público e 12 do setor empresarial. Outros 15 representantes também participarão como observadores.
Durante a etapa estadual, também foram elaboradas 20 propostas que serão levadas à 5ª CNMA, divididas em quatro por cada eixo temático: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental .
A expectativa para a etapa nacional será marcada pelo debate sobre políticas públicas e ações para enfrentar os desafios ambientais do Brasil, priorizando a participação social e a justiça ambiental. A conferência ocorre em um momento estratégico, já que o país se prepara para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).