O valor do pedágio na BR-324 poderá sofrer um aumento expressivo nos próximos anos. A nova proposta de concessão das rodovias BR-324 e BR-116, apresentada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prevê que a tarifa entre Salvador e Feira de Santana passe de R$ 7 para mais de R$ 25. Além disso, o número de praças de pedágio deve dobrar ao longo dos 663 quilômetros incluídos no projeto.
Denominado “Rota 2 de Julho”, o novo plano de concessão foi detalhado em audiência pública realizada em Feira de Santana, na última terça-feira (6). A previsão é de que sejam investidos R$ 24 bilhões em obras, manutenção e ampliação da malha viária ao longo de 30 anos.
Atualmente sob responsabilidade da concessionária ViaBahia, o trecho terá o contrato encerrado no dia 15 de maio, conforme acordo firmado com os órgãos públicos. A nova licitação deve ocorrer até o fim de 2025, com previsão de início da nova concessão a partir de 2026.
O projeto contempla melhorias na infraestrutura, como duplicações, dispositivos de segurança, acostamentos e serviços de atendimento ao usuário, mas o reajuste no valor do pedágio e a ampliação das praças preocupam motoristas e representantes do setor de transporte.
Em nota divulgada em seu portal oficial, a ANTT afirmou que o projeto “Rota 2 de Julho” visa modernizar e ampliar a infraestrutura rodoviária do país, proporcionando melhores condições de trafegabilidade, segurança viária e desenvolvimento econômico para a região. A agência ressaltou que a proposta foi construída com base em estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental elaborados pela Infra S.A. e aprovados pelo Ministério dos Transportes.