Nesta sexta-feira (16), arqueólogos identificaram os primeiros indícios de um possível sítio arqueológico no estacionamento da Pupileira, em Salvador. A descoberta ocorreu durante escavações do projeto Levantamento Arqueológico na Área do Antigo Cemitério do Campo da Pólvora, que busca localizar vestígios de um antigo cemitério de pessoas escravizadas.
A equipe da empresa Arqueólogos Pesquisa e Consultoria Arqueológica encontrou pequenos fragmentos de objetos e porcelanas que, segundo os especialistas, datam possivelmente do século 19. Os materiais podem ser fundamentais para confirmar a existência do cemitério no local.
Coordenadora do projeto, a arqueóloga Jeanne Dias explicou que, após dificuldades iniciais causadas pelas chuvas e solo encharcado, os trabalhos avançam agora para camadas mais profundas, onde podem estar os vestígios arqueológicos mais antigos.