A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Casa Civil e da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo (SEDUR), realizou nesta sexta-feira (16/5), um encontro para dar início a revisão e atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). A reunião, que foi realizada no Mais Hotel, contou com a presença da prefeita Débora Regis.
Para a gestora do município, esse momento é de construção de um novo tempo para Lauro de Freitas. “Eu quero me somar a essa construção, não somente como gestora, porque nós vamos fazer isso pensando já nos próximos anos, mas pensando também como moradora, como cidadã laurofreitense, como nascida e criada aqui na cidade. E o que precisar de mim, estarei 100% à disposição”, disse Débora.
De acordo com informações da SEDUR, o plano diretor vigente no município é o de 2008, com uma defasagem de 17 anos. Nesse período houve uma tentativa de revisão de um novo plano em 2016, que não foi aprovado por questões jurídicas. “É o momento em que fazemos uma reflexão coletiva, a prefeitura, técnicos de várias áreas e a sociedade para pensar a cidade em termos de futuro. Não é um trabalho fácil, é um trabalho que leva um tempo, mas muito importante para que a prefeita Débora possa ter uma nova ferramenta, para uma nova perspectiva de crescimento ordenado da cidade, de captação de investimento, e de trabalho para diversas áreas do município”, afirmou o secretário da SEDUR, Paulo Meireles.
Compartilhando do mesmo sentimento da importância do PDDU para o município, a secretária Fátima Barbosa, da Casa Civil, salientou a necessidade de conscientizar e sensibilizar a todos para uma construção coletiva, tendo como resultado no futuro uma cidade mais organizada, e planejada.
Na ocasião, o arquiteto-urbanista Luiz Baqueiro, que foi convidado para estar à frente desse processo, fez um balanço da importância de Lauro de Freitas ter um plano atualizado, e salientou que um dos grandes desafios para o futuro da cidade será as áreas de saneamento básico, e mobilidade urbana, e que a nível de futuro, será destacado o tripé da sustentabilidade, inclusão, e o humano.
O evento contou com a presença do vice-prefeito, Mateus Reis; de secretários municipais, além de servidores da Sedur, Casa Civil e Procuradoria.